
Assomada, 07 Nov (Inforpress) – O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e a Fundação Arlindo Cardeal Gomes Furtado assinaram hoje um protocolo de parceria e apoio financeiro para a reconstrução da Capela de Nossa Senhora de Lourdes, localizada em Figueira das Naus.
No seu discurso, o ministro Augusto Veiga destacou que a assinatura deste protocolo “reflete o compromisso do Governo na preservação do património religioso e cultural do país”, sublinhando que “a Igreja de Figueira das Naus é um exemplo significativo de património cultural e religioso com valor histórico e arquitetónico que deve ser preservado para as futuras gerações”.
Segundo o governante, a iniciativa insere-se no Programa de Reabilitação de Relíquias Arquitetônicas (PRA), que desde 2017 já permitiu a reabilitação de mais de dez igrejas em todo o país.
“Essa parceria firme entre o Governo e a Igreja mostra o nosso compromisso com a preservação do património religioso e com os valores cristãos, de comunidade, de memória e de identidade cultural”, afirmou.
Augusto Veiga realçou ainda o papel do turismo cultural e religioso, salientando que a reabilitação da capela e da futura Casa-Museu do Cardeal Arlindo Furtado “vai transformar Figueira das Naus num ponto de referência turística e espiritual na ilha de Santiago”.
“Queremos colocar Figueira das Naus e a Casa-Museu do Cardeal Arlindo Furtado na rota do turismo cultural de Cabo Verde, porque este é um local histórico e de grande valor simbólico para o país”, destacou o ministro.
Por outro lado, defendeu a necessidade de reforçar a educação patrimonial, frisando que é fundamental “educar as pessoas sobre o valor do património” para despertar um maior sentimento de cidadania e de pertença cultural.
DV/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar