Porto Mosquito: ONG Lantuna cria projecto alternativo às mulheres que trabalham na apanha de areia (c/áudio)

Inicio | Cooperação
Porto Mosquito: ONG Lantuna cria projecto alternativo às mulheres que trabalham na apanha de areia (c/áudio)
21/07/24 - 11:01 am

Cidade da Praia, 21 Jul (Inforpress) – A associação Lantuna tem em andamento um projecto alternativo destinado às mulheres que trabalham na apanha de areia na localidade de Porto Mosquito, em Ribeira Grande de Santiago, anunciou hoje a directora Ana Veiga.

Numa entrevista à Inforpress a directora Executiva da Associação Lantuna, Ana Veiga explicou que se trata de um projecto centrado na melhoria das condições de vida da comunidade de Porto Mosquito.

A apanha de areia afecta várias comunidades na ilha de Santiago e não só, revelou, pelo que o projecto piloto está relacionado com a criação de porcos.

Conforme Ana Veiga, um ramo alternativo e rentável, que foi discutido, na fase inicial do projecto com as mulheres da comunidade.

Ana Veiga explicou que a ideia é entregar um casal de porcos a cada mulher, neste caso 18 mulheres que vivem da apanha de areia.

“Durante o andamento do projecto vão ter seguimento de um veterinário e durante os sete meses iniciais vão ser disponibilizados ração para os animais”, disse esta responsável.

Por outro lado, por ser um período de carência, disse esta responsável que “infelizmente” durante esse tempo as mulheres vão estar a trabalhar na apanha de areia visto que não dispõem de outra fonte de rendimento.

Disse esperar que seja um “grande sucesso”, a fim de poder levar o referido projecto a outras comunidades.

Quanto ao financiamento, disse que foi feito uma parceria com a Câmara Municipal, no âmbito da qual foi financiada a construção de cercas e muros de vedação, faltando neste momento concluir a parte de sombra.

OS/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar