Porto Novo, 10 Set (Inforpress) – Os habitantes do Planalto Norte, Porto Novo, Santo Antão, voltaram hoje a alertar para a crise de água potável nesse planalto provocada pelos danos verificados no sistema de bombagem para as diferentes comunidades.
Os moradores confirmaram que todos os povoados do Planalto Leste estão a deparar-se com problema de água para consumo, enquanto o sistema de bombagem de água a partir da nascente de Escravoeirinhos (Martiene) continua inoperacional.
“Todas as comunidades do Planalto Norte enfrentam escassez de água. A água das chuvas acumulada nos reservatórios alternativos não tem qualidade para ser consumida pelas pessoas, nem para os animais”, alertou o morador António Morais.
Este residente avançou que o sistema de bombagem de Escravoeirinhos está danificado, os caminhos que dão acesso às nascentes estão também estragados e, para complicar a situação, os auto-tanques não conseguem chegar ao Planalto Norte devido às péssimas condições da estrada.
Os habitantes já tinham, recentemente, admitido a possibilidade do Planalto Norte enfrentar, nos próximos tempos, a penúria de água para consumo devido aos estragos no sistema que fornece água a esse planalto.
O delegado municipal do Planalto Norte, Djacy Lima, tranquilizou a população, assegurando que existe, nesta altura, alguma reserva de água para atender às necessidades das famílias, enquanto a câmara municipal está a envidar esforços para a reparação do sistema de bombagem.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar