Porto Novo/Planalto Leste: Amupal aponta criação de emprego para camada feminina como um dos grandes desafios para 2025

Inicio | Economia
Porto Novo/Planalto Leste: Amupal aponta criação de emprego para camada feminina como um dos grandes desafios para 2025
18/12/24 - 05:05 pm

Porto Novo, 18 Dez (Inforpress) – A Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal), Porto Novo, Santo Antão, apontou hoje como “um dos grandes desafios” para 2025 nessa localidade a criação de empregos para as mulheres, sobretudo as chefes-de-família. 

A presidente da Amupal, Josefa Sousa, disse à Inforpress que o desemprego no Planalto Leste, designadamente nas mulheres, tem sido “uma grande preocupação” desta organização, apontando a necessidade de se criar empregos para esta camada social como sendo "um dos maiores desafios" para o próximo ano.

“Para mim e para a Amupal, um dos grandes desafios em 2025 no Planalto Leste será criar empregos para socorrer as pessoas, sobretudo as mulheres chefes-de-família”, sublinhou Josefa Sousa, mostrando-se preocupada” com o desemprego que aflige esse planalto.

A Amupal tem estado, nos últimos anos, a alertar para a situação de desemprego na camada feminina nas diferentes comunidades do Planalto Leste, mostrando a sua inquietação sobretudo com as mulheres chefes-de-família.

Para atenuar este problema, esta associação tem estado a dinamizar projectos produtivos e a trabalhar com o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) com algumas organizações não-governamentais da dinamização de alguns projecto a nível do turismo e de transformação de produtos agrícolas, explicou. 

Com o MAA, a Amupal tem firmado contratos para a limpeza e protecção da floresta, permitindo a criação, em alguns períodos do ano, de alguns empregos públicos para as famílias mais necessitadas, explicou.

Porém, "uma parte substancial das mulheres no Planalto Leste precisa de um dia de trabalho para poder cuidar das suas famílias", alertou Josefa Sousa. 

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar