Porto Novo, 27 Set (Inforpress) – A edil porto-novense, Elisa Pinheiro, disse hoje que o orçamento municipal para 2026, aprovado num montante de 659 mil contos, “vai ao encontro das necessidades" do município do Porto Novo, neste momento.
A edil do Porto Novo, que falava à imprensa no final da sessão da assembleia municipal, explicou que se trata de um orçamento concebido para “dar resposta aos desafios locais” relacionados, sobretudo, com a promoção da justiça e da coesão territorial, informando que este instrumento de gestão pretende atender à questão das acessibilidades.
O orçamento municipal foi aprovado pela Assembleia Municipal do Porto Novo, com votos favoráveis da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), que sustenta a câmara municipal, e com votos contra do Movimento para a Democracia (MpD), oposição.
O líder da bancada do PAICV, João Oliveira, entende que se trata de um orçamento que traz “muita esperança” aos munícipes em 2026, adiantando que este instrumento de gestão tem como principal propósito “atender às expectativas” dos porto-novenses.
O representante da bancada do MpD, Jorge Fonseca, disse que o orçamento não dará resposta às expectativas dos cidadãos, já que apresenta um desinvestimento que ultrapassa os 60 por cento (%) em áreas transversais, como a juventude, o saneamento, a educação e o desporto.
O orçamento municipal para 2026 apresenta uma redução de 6,5% em relação a 2025.
Além do orçamento, foi aprovado ainda o plano de actividades para 2026, também com votos favoráveis do PAICV e contra do MpD.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar