Porto Novo: Munícipes expectantes em relação ao museu nacional das romarias que pode ficar concluído até 2026

Inicio | Cultura
Porto Novo: Munícipes expectantes em relação ao museu nacional das romarias que pode ficar concluído até 2026
18/04/25 - 10:51 am

Porto Novo, 18 Abr (Inforpress) – Os porto-novenses manifestaram-se hoje expectantes em relação à retoma do projecto de construção do museu nacional das romarias no município do Porto Novo, cujas obras devem ser retomadas ainda no decorrer deste ano de 2025.

Numa altura em que se aproximam as festas de romaria de São João no Porto Novo, a Inforpress abordou alguns munícipes que se dizem ansiosos pela conclusão do projecto, que está interrompido há mais de uma década, por falta de financiamento.

O Museu Nacional das Romarias está entre as infra-estruturas culturais mais desejadas pelos porto-novenses, a avaliar pelas declarações das pessoas, que enaltecem a importância do museu para a salvaguarda das festas de São João. 

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas assegurou que as obras do museu nacional das romarias, que estão paradas desde 2014, vão  ser retomadas no decurso deste ano no quadro do Fundo do Turismo, devendo ficar concluído ainda neste mandato.

Numa recente visita a Santo Antão, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, assegurou que, entre 2025 e 2026, o projecto do Museu Nacional das Romarias será materializado, no quadro do plano previsto no âmbito do programa de salvaguarda das festas de São João.

O Governo já manifestou a intenção de preparar, em parceria com edilidade porto-novense e com os promotores das festas de São João, que se celebram a 24 de Junho, uma proposta a ser submetida à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) visando a elevação destas manifestações populares a património imaterial da humanidade.

Este governante já prometeu ainda sensibilizar a Unesco visando a classificação das festas de São João Baptista a património imaterial da humanidade, pretendendo envidar esforços para que, até final do seu mandato, os responsáveis desta organização possam visitar Porto Novo.

As festas de São João são Património Imaterial Nacional desde 2017.

Porto Novo deverá também acolher mais um museu, desta feita, o Museu da Água, no quadro de um conjunto de museus que o Governo pretende criar em Santo Antão. 

O Museu da Agricultura, na Ribeira Grande, o Museu Etnográfico, na Ponta do Sol, e o Museu da Resistência e da Resiliência, no Paul, são os outros museus que este ministério tem em carteira para esta ilha.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar