
Porto Novo, 28 Nov (Inforpress) – Os 47 jovens agricultores da Casa de Meio, Porto Novo, Santo Antão, precisam de 150 toneladas de água diariamente para irrigar todas as suas parcelas, informou hoje o porta-voz dos lavradores, Joaquim Lima.
Este jovem agricultor disse à Inforpress que as 90 toneladas de água disponibilizadas actualmente aos lavradores beneficiários dos projecto está “muito aquém das necessidades” da classe, que não consegue expandir a sua actividade por causa da escassez de água.
“Por exemplo, no meu caso, consigo irrigar apenas 25 por cento (%) da minha parcela, porque a quantidade de água disponível para os 47 agricultores é insuficiente para atender às nossas necessidades”, explicou Joaquim Lima.
O porta-voz avançou que “há muito tempo” os jovens agricultores têm estado a pedir o aumento da disponibilidade de água para poder irrigar as suas parcelas e obter maior produção agrícola.
Apesar das insistentes reclamações, a situação “continua na mesma”, o que tem dificultado a vida desses jovens, que desejam aumentar a produção, avançou a mesma fonte, que indicou que 150 toneladas de água por dia já dariam para atender à demanda.
A Inforpress soube junto do delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no concelho do Porto Novo, Joel Barros, que o ministério já identificou a Casa de Meio como zona prioritária no quadro do programa de prospecção de água previsto para este município.
O programa prevê a execução de mais um furo em Casa de Meio.
O projecto Jovens Agricultores da Casa de Meio foi promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola (Portugal), com o cofinanciamento do Governo de Cabo Verde, do Instituto Camões, do Global Environment Facility (GEF -SGP) e ainda da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
O projecto Jovens Agricultores da Casa de Meio consistiu na atribuição, por parte do Estado, de parcelas de terrenos aos jovens dessa localidade para a prática da agricultura.
O projecto, que foi implementado em 2018, incluiu a construção de um reservatório de 150 metros cúbicos de água, o equipamento de um furo com painéis solares que disponibiliza diariamente 90 toneladas de água e a instalação de uma rede de adução de água.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar