Porto Novo, 11 Dez (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, anunciou hoje, no parlamento, que o seu ministério está a trabalhar “para a real implementação” do museu nacional das romarias, na cidade do Porto Novo.
A garantia foi dada por Augusto Veiga, ao responder à preocupação levantada pela deputada do PAICV (oposição) Rosa Rocha, sobre a necessidade da retoma do projecto "para a valorização" das festas de São João, património imaterial nacional.
As obras de construção do museu nacional das romarias, iniciadas em 2014, estão paradas há oito anos devido à falta de financiamento.
Augusto Veiga, durante o debate sobre a cultura, assegurou que “o museu das romarias vai avançar” e que o seu ministério está a criar as condições para a conclusão do projecto, que se vai situar nas antigas instalações da fábrica de pozolanas, na cidade do Porto Novo.
Numa recente visita a Porto Novo, este governante tinha anunciado a conclusão desta infra-estrutura até 2026, altura em que este espaço começará a receber visitantes.
O Governo tem como meta preparar, em parceria com a Câmara Municipal do Porto Novo e com os promotores desta manifestação popular, uma proposta a ser submetida à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) visando a elevação das festas a património imaterial da humanidade.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar