Porto Novo: Escola Técnica João Varela tem sido “um exemplo de excelência” na formação de jovens – direcção

Inicio | Cooperação
Porto Novo: Escola Técnica João Varela tem sido “um exemplo de excelência” na formação de jovens – direcção
20/03/25 - 02:14 pm

Porto Novo, 20 Mar (Inforpress) – A Escola Técnica João Varela, no município do Porto Novo, tem sido “um exemplo de excelência” na formação de jovens, preparando-os para o mercado de trabalho, informou hoje a direcção, através de uma nota.

“O ensino técnico é uma escolha que proporciona habilidades práticas, preparação para a inserção no mercado de trabalho e uma formação altamente valorizada”, explicou a mesma fonte, a propósito de uma visita efectuada à Escola Técnica João Varela por parte dos alunos do Liceu Januário Leite (Paul).

Esta visita, que se realizou no âmbito da promoção do ensino técnico por parte dessa escola, permitiu aos alunos “explorar de perto” os cursos da via técnica, as oficinas e as salas de aprendizagem especializadas, refere a nota, segundo a qual os estudantes puderam ver as “diversas possibilidades de desenvolvimento académico e profissional”, que a mesma oferece.

“Durante a visita, os alunos conheceram a diversidade de cursos técnicos oferecidos, perceberam a importância da formação prática e puderam interagir com os demais alunos, profissionais e docentes que acompanham o percurso de aprendizagem”, sublinhou.

A Escola Técnica João Varela, vocacionada para ensino técnico e profissional. tem sido destacada pelos diversos cursos profissionais que têm realizado nesses 22 anos de funcionamento. 

O Ministério da Educação pretende criar as condições para que esta escola, que ministra também a via geral, se dedique exclusivamente ao ensino técnico e profissional, tendo em vista a construção de um liceu na cidade do Porto Novo.

O ministro da Educação, Amadeu Cruz, em declarações recentes à Inforpress, anunciou que o Governo pretende avançar com a construção de um liceu na cidade do Porto Novo, cujo financiamento está a ser mobilizado, com vista a “libertar a escola técnica para, exclusivamente, se dedicar ao ensino técnico e profissional”. 

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar