Porto Novo, 01 Set (Inforpress) – O delegado do Ministério da Educação no Porto Novo, Leonildo Oliveira, informou hoje que, para o ano lectivo 2025 – 2026, este município registou “uma relativa estabilidade” em termos de alunos em comparação com o ano lectivo anterior.
Leonildo Oliveira, que falava dos preparativos do ano lectivo, que arranca a 15 de Setembro, avançou que cerca de 3.200 alunos vão frequentar o ensino básico e secundário, registando-se ainda “um ligeiro aumento” no ensino pré-escolar, que vai ser assegurado por 23 jardins infantis, 19 dos quais a cargo da câmara municipal.
Em relação ao ano lectivo 2024 – 2025, o número de estudantes manteve-se praticamente com 3.200 no ensino básico e secundário, que vão ser orientados por cerca de 400 docentes.
No pré-escolar, as 400 crianças matriculadas vão estar a cargo de 30 monitoras.
“Neste momento, já estamos em condições de arrancar, já temos os professores e as escolas estão em boas condições”, referiu Leonildo Oliveira, enaltecendo também o facto de, a nível de acção social escolar, as condições estarem reunidas para o funcionamento das cantinas escolares.
Quanto ao transporte escolar, que é uma actividade partilhada com a Câmara Municipal do Porto Novo, o delegado do Ministério da Educação disse que, apesar dos problemas criados pelas cheias nalgumas vias de acesso, tudo indica que se vai iniciar sem dificuldades.
A nível da educação de adultos, o número de estudantes previsto varia entre 50 e 60, avançou este responsável.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar