
Porto Novo, 11 Jan (Inforpress) – A Câmara Municipal do Porto Novo espera aplicar, em 2026, 42 mil contos no apoio às famílias vulneráveis para a construção de casas de banho e a reabilitação de habitações.
O plano de investimentos municipais para este ano, a que a Inforpress teve acesso, traz uma verba de dez mil contos para a construção de casas de banho e 32 mil contos para a reabilitação de casas.
A recuperação de habitações degradadas insere-se num programa que a edilidade tem em marcha com vista à reabilitação de mais de uma centena de casas degradadas, cuja estrutura ameaça ruir, pondo em risco a vida das famílias.
As cheias de 2024 afectaram mais de duas mil habitações no concelho do Porto Novo, sendo que 123 moradias precisam de intervenções de carácter urgente.
No âmbito do plano de emergência na sequência da tempestade Erin, o Governo prometeu disponibilizar quase 20 mil contos para a reabilitação de apenas 28 casas.
A equipa camarária decidiu recorrer à banca para socorrer as famílias em situação de maior risco, no quadro de um programa lançado, em Novembro, a partir da zona de Chã de Branquinho.
A Inforpress soube que o projecto de água e saneamento de Santo Antão prevê a construção, no município do Porto Novo, de 200 casas de banho, metade das quais foi já construída.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar