Porto Novo: Associação reforça frota e capacidade de processamento de pescado

Inicio | Economia
Porto Novo: Associação reforça frota e capacidade de processamento de pescado
06/11/26 - 04:39 pm

Porto Novo, 06 Nov (Inforpress) - A Associação dos Pescadores e Peixeiras do Porto Novo, em Santo Antão, reforçou a sua capacidade operacional com a aquisição de uma embarcação a motor, uma rede de grande dimensão e dispositivos para manter isco vivo.

A informação foi avançada hoje pelo líder desta associação, Atlermiro Neves, que adiantou que estes equipamentos foram adquiridos no âmbito do projecto sobre a captura do isco vivo, implementado por esta organização nos últimos tempos.

Atlermiro Neves explicou que este projecto, que já está na fase de conclusão, contribuiu para reforçar a política social da Associação dos Pescadores e Peixeiras do Porto Novo, complementando o financiamento do projecto AgroEcoSol, à volta de 700 contos, destinado ao reforço da capacidade da unidade de tratamento e transformação do pescado local.

Com este financiamento, disponibilizado no âmbito de um contrato assinado com o projecto AgroEcoSol, que está a ser implementado em Santo Antão no quadro da cooperação espanhola, a unidade de tratamento do pescado vai poder diversificar os produtos e apostar na prospecção de novos mercados, avançou.  

Atlermiro Neves destacou o papel da associação de pescadores e peixeiras no reforço e na sustentabilidade da pesca artesanal e semi-industrial no Porto Novo, através de aquisição de embarcações para a doação, equipamentos de frio, capacitação dos operadores e da mobilização de parcerias.

Neste âmbito, esta associação conseguiu a parceria com as organizações não-governamentais CERAI e Associação dos Amigos da Natureza, uma cooperação que, avançou, tem sido decisiva na forma de actuação desta mesma colectividade. 

Através do projecto Terra Azul, promovido pelo CERAI e Associação dos Amigos da Natureza, a associação dos pescadores e peixeiras conseguiu reestruturar a unidade de tratamento e processamento do pescado, criando capacidade para abastecer cerca de sete mil alunos em Santo Antão, através das cantinas escolares.

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar