
Porto Novo, 11 Jan (Inforpress) – Os agricultores no perímetro agrícola de Morro Cavalo, no interior do município do Porto Novo, em Santo Antão, voltaram hoje a pedir ao Governo a regularização dos terrenos cedidos, há vários anos, pelo Estado.
O representante dos agricultores em Morro Cavalo, José Lima, disse à Inforpress que os cerca de meia centena de agricultores aguardam, “há muito tempo”, pela regularização dos terrenos do domínio público do Estado, que passa pela cedência a título definitivo às famílias.
Os agricultores, explicou a mesma fonte, cultivam há muitos anos as parcelas em regime de posse útil, mas o desejo é que as parcelas sejam atribuídas em regime de posse plena.
José Lima lembrou que o Estado regularizou os terrenos atribuídos aos agricultores em Casa de Meio, Ponte Sul, Ribeira dos Bodes e em Chã de Norte, faltando apenas a regularização das parcelas em Morro Cavalo.
“A atribuição dos terrenos em definitivo dá aos agricultores maiores garantias, já que podem recorrer a empréstimos para investir nas suas parcelas, designadamente, na modernização dos sistemas de irrigação”, explicou este responsável.
O Estado atribuiu, desde 2016, mais de 60 hectares de terra a 276 famílias em todo o município do Porto Novo.
Na forja, o surgimento de um novo perímetro agrícola estimado em 110 hectares de terrenos na zona de Gamboeza, também no interior do concelho.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar