Porto Novo, 13 Ago (Inforpress) – O presidente da Associação Luz Verde do Norte, no Planalto Norte, Porto Novo, pediu hoje à edilidade porto-novense para socorrer as famílias com água autotransportada, numa altura em que a localidade passa por uma crise de água.
Maduino Lima, contactado pela Inforpress, pediu às autoridades municipais para acudirem à população que está a enfrentar, desde o mês de Junho, uma situação de penúria de água para consumo, sobretudo na localidade de Chã de Feijoal, Bolona e Pascoal Alves.
O líder associativo sugeriu à Câmara Municipal do Porto Novo para verificar o que se passa com os sistemas de bombagem de água para o Planalto Norte, a partir de uma nascente nas proximidades de Martiene, as quais, há dois meses, tem funcionado com dificuldades.
Na segunda-feira, 12, a comunidade de Chã de Feijoal alertou para a crise de água por que passa actualmente, pedindo a autarquia a abastecer essa localidade com os autotanques.
O porta-voz da população, Luciano Santos, disse à Inforpress que se está perante uma situação “muito difícil” em Chã de Feijoal, com as famílias sem água para consumo há várias semanas.
A crise de água em Chã de Feijoal está também a afectar os criadores de gado, avisou a mesma fonte.
Luciano Santos pediu à Câmara Municipal do Porto Novo para retomar o fornecimento de água a essa localidade através dos auto-tanques para evitar males maiores.
O Planalto Norte é abastecido através da nascente de Escravoeirinhos, nas imediações do vale de Martiene, mas, ultimamente, os sistemas de bombagem, todos equipados com painéis solares, tem estado a funcionar com dificuldades devido ao nevoeiro, explicou a autarquia.
De acordo com a mesma fonte, o nevoeiro que se faz sentir neste período do ano no Planalto Norte faz com que haja fraca produção solar e, consequentemente, a paralisação dos sistemas de bombagem de água.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar