Paul/Festa do Município: Frei insta fiéis a seguirem as pegadas de Santo António

Inicio | Sociedade
Paul/Festa do Município: Frei insta fiéis a seguirem as pegadas de Santo António
13/06/24 - 06:26 pm

Cidade das Pombas, Paul, 13 Jun (Inforpress) - O frei José Pires exortou hoje os fiéis, durante a missa solene em honra a Santo António, no Paul, a seguirem as pegadas do santo, que, a seu ver, foi um homem "dedicado e humilde".

Em declarações à Inforpress, o pároco explicou que Santo António foi um homem todo dedicado à palavra de Deus, e procurava na palavra o sentido para a sua vida.

“Um homem todo dedicado aos pobres, mas também aos ricos, chamava a atenção para todos. A todos tinha uma palavra de consolo, alento e conversão. E as pessoas, homens e mulheres precisam ser capazes de aprender uma nova dinâmica cristã e humana”, salientou.

É que segundo frei José Pires, “o mundo está muito desesperado, há muita violência, guerras, drogas”, situações que, segundo o pároco, a sociedade precisa mudar e seguir um outro modelo.

“Mas que não seja de futebol, artistas e nem de outras coisas. Um modelo que é o filho do homem que se encarnou e se fez homem. O modelo de Jesus Cristo (…)”, acentuou.

O Paul, que festeja o seu dia de Município e do padroeiro, Santo António das Pombas, hoje 13 de Junho, é um concelho que se situa no extremo nordeste da ilha de Santo Antão e tem 54,26 quilómetros quadrados (km²) de superfície.

Tem uma população de 5.766 habitantes, em 2023, com 55,3 por cento (%) de indivíduos de sexo masculino e 44,7% de sexo feminino, segundo dados cedidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo a mesma fonte, a população do Paul representa 15,6% do total da ilha de Santo Antão e está reunida em 1.802 agregados familiares.

A taxa de ocupação da população activa é de 47,8% e a taxa de desemprego 10.2%, com o desemprego jovem (15-24 anos) na casa dos 24%.

O Paul tem uma taxa de alfabetização de 83.7% na faixa etária superior a 15 anos, mas a taxa sobe para 98,1% na faixa etária dos 15 a 24 anos.

Ainda citando os dados que nos foram facultados pelo INE, o quesito das condições de vida indica que 95,5% da população tem acesso à electricidade, 85,3% tem casa de banho, 89,5% tem acesso à água da rede pública, 51,7% usa contentores, 74,7% usa gás butano e 22 % usa lenha para cozinhar.

LFS/CP

Inforpress/Fim

Partilhar