Cidade da Praia, 16 Mai. (Inforpress) – A Paróquia da Imaculada Conceição de Achadinha, sediada no Bairro Craveiro Lopes, promove hoje uma conferência intitulada "Inteligência Artificial e Sabedoria do Coração: Para uma Comunicação Plenamente Humana”, proferida pelo presidente da AJOC, Geremias Furtado.
Enquadrada na II Jornada da Comunicação Social na/da Igreja, a conferência realiza-se no salão paroquial da Imaculada Conceição e insere-se no âmbito do 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com foco na reflexão da mensagem do Papa Francisco para esta data.
À Inforpress, o presidente da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) adiantou que a igreja não fica de fora desta temática sobre a inteligência artificial que tem estado a ganhar espaço em toda a dimensão, pelo que a religião não é alheia, e por leccionar alguma disciplina relacionada com a cibercultura, aceitou o convite no sentido de, com os fiéis, se inteirar sobre o tema proposto.
Para Geremias Furtado, debruçar-se sobre a Comunicação Plenamente Humana deixa claro que o mundo pode tirar vantagem da inteligência artificial, exemplificando o facto de partilhar mensagens bíblicas para ajudar a dar respostas a algumas questões e anseios dos fiéis, na ausência dos sacerdotes, mediante a criação de aplicativos direccionados.
“É aqui que queria chamar atenção para a questão de uma comunicação verdadeira, já que o robot pode responder-nos vários questionamentos, mas não tem alma ou espírito. O debate tem estado a surgir em várias religiões, mas vendo por dentro da Igreja Católica que tem a figura de um padre como aconselhador, acredita que um robô não serve a este interesse”, destacou.
Daí entender que a inteligência artificial pode ajudar a religião, mas nunca na sua plenitude, porque nunca consegue substituir um sacerdote, pastor ou o próprio Papa, de entre outras figuras, face a tal questão da alma, que necessita desta essência da comunicação humana, necessária em determinados assuntos.
A ideia é falar sobretudo com os fiéis e inteirar-se dos seus posicionamentos, visando a promoção de uma conversa aberta para tirar as possíveis ilações neste campo de inteligência artificial e religião.
Sublinhou que a comunicação, por ser transversal, torna-se imperiosa esta temática, pelo que enalteceu a iniciativa promovida pela Paróquia da Imaculada Conceição de Achadinha, como forma de acompanhar a evolução do mundo, com o argumento que a inteligência artificial tem como alvo o público jovem, o que vai ao encontro da igreja que actualmente aposta nas redes sociais para adaptar a forma de levar mensagem de Deus a todos.
“Inteligência artificial e sabedoria do coração: por uma comunicação plenamente humana”, de acordo com a Santa Sé, é o tema escolhido pelo Papa Francisco para a celebração do 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em 12 de Maio de 2024.
Tradicionalmente, o tema é divulgado em 29 de Setembro, festa litúrgica dos Santos Arcanjos, na qual se celebra o padroeiro dos comunicadores, São Gabriel.
SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar