
Cidade da Praia, 30 Out (Inforpress) – O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) enalteceu hoje a conquista da seleccção feminina de futebol como resultado de um processo de longo prazo e destacou o Estádio Nacional como ícone deste resultado.
Esta posição foi defendida em declaração política pela deputada Paula Moeda, na segunda sessão ordinária do mês de Outubro, na Assembleia Nacional.
Segundo a parlamentar, o Estádio Nacional é um espaço que tem contribuído para o desenvolvimento do desporto no país.
“Foi feito com visão, amor e responsabilidade para com a juventude e todos os homens e mulheres deste país”, enalteceu, destacando que o Estádio Nacional “contribuiu para estes grandes ganhos".
A deputada enalteceu a visão da construção do estádio e tudo o que foi feito em prol das federações, daí, hoje, o ganho ser de todos.
Referindo-se as seleções de futebol feminino e masculino, particularmente a equipa de futebol feminino, realçou que é uma imagem viva da nação e de um povo em Cabo Verde e na grande diáspora.
“Um povo e uma juventude que sonham e lutam com garra para cada espaço de reconhecimento”, sublinhou, assegurando que essas conquistas são mais do que o resultado em campo.
Prosseguiu que este feito é fruto do reconhecimento da liderança, da coragem e persistência, que nasce de “trabalhos incansáveis de treinadores, técnicos, famílias, comunidade e federação”.
“Talento feminino não é excepção, é norma que precisa ser cultivada, protegida e celebrada”, concluiu Paula Moeda, felicitando as duas equipes.
A selecção cabo-verdiana de futebol feminino qualificou-se na terça-feira, 28, para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2026, enquanto que a selecção masculina qualificou-se no dia 13 à fase final do Campeonato do Mundo de Futebol’2026, facto inédito, ao vencer a Eswatini por 3-0 em jogo da 10.ª e última jornada de qualificação africana, disputado no Estádio Nacional.
DG/AA
Inforpress/Fim
Partilhar