Cidade da Praia, 20 Dez (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, recebeu hoje do presidente do parlamento infanto-juvenil, Aracido Só, um documento com recomendações deixadas pelos deputados infanto-juvenis durante as sessões realizadas de 17 a 20 de Novembro.
O acto de entrega decorreu na presença dos representantes do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), dos membros da Direcção Nacional da Educação, da Direcção Nacional das Aldeias SOS e das Nações Unidas.
A presidente do ICCA, Zaida Freitas, disse esperar que o documento sirva de guia para a implementação de políticas públicas no sector da saúde e da educação, com o foco na prevenção da violência no contexto escolar, sobretudo das situações do “cyberbullying” e do seu impacto na saúde mental de crianças, adolescentes e jovens.
Segundo Zaida Freitas, esta entrega simboliza um acto “extremamente importante” uma vez que atribuiu “força ao parlamento infanto-juvenil”.
“Foram dias intensos de trabalho sério, realizados pelos nossos deputados infanto-juvenis, que se traduziram num conjunto de preocupações e, a partir daí, surgiram as recomendações”, recordou, sublinhando que esperam que estes dois anos de mandato do parlamento tenham resultados a nível nacional.
Avançou que enquanto coordenador do Sistema de Protecção, o instituto estará a acompanhar de perto a interacção entre os parceiros implicados na execução dessas recomendações.
“Há aqui um alinhamento extremamente interessante, quando falamos do ano de saúde mental, do ano em que a própria Nações Unidas faz o apelo colectivo ao aceleramento dos ODS e o ano em que o parlamento infanto-juvenil traz esta questão tão importante da saúde”, pontuou.
LT/HF
Inforpress/Fim
Partilhar