Ribeira Grande, 21 Dez (Inforpress) – A quarta edição da corrida "São Silvestrinha" 2024 acontece no dia 27 de Dezembro, com a participação de 250 crianças de Santo Antão com vista a massificar o atletismo e revelar novos talentos.
Em declarações à Inforpress, Eliseu Fortes, da associação de atletismo Jal - Domus Nostra, organizadora da corrida, disse que a quarta edição da corrida “São Silvestrinha” prioriza duas vertentes, que são a massificação e a revelação de talentos dos três municípios de Santo Antão.
"Primeiro priorizamos a massificação de talentos, porque queremos ter 250 crianças de todos os três concelhos da ilha (Porto Novo, Paul e Ribeira Grande), onde todas as crianças que participam recebem uma medalhinha e uma camisola”, especificou.
“A segunda vertente é a revelação de talentos em que aproveitamos para mapear as crianças que se destacam e ficamos a segui-las para depois tentar trazê-las para o projecto Jal - Domus Nostra de modo a iniciarem formação em atletismo e termos mais atletas,” contou.
A mesma fonte exemplificou os casos dos jovens atletas campeões nacionais Alerson, Marina, Lara e Ivanilda e como casos de sucesso que foram descobertos na corrida de “São Silvestrinha”, daí ter sublinhado a importância do evento que, disse, já vai na quarta edição, apesar de ter sofrido algumas interrupções, nomeadamente, aquando da pandemia da covid-19.
Segundo a mesma fonte as actividades de “São Silvestrinha” vão decorrer na pista improvisada na avenida do Luxemburgo, na cidade da Ribeira Grande, com competições nos escalões de iniciados, juvenis e juniores, com provas de 60 a 600 metros até os juniores e participação de atletas dos 5 aos 19 anos.
Também será realizada uma prova na categoria de séniores em velocidade, na distância dos 150 metros, uma opção que, segundo Eliseu Fortes, foi introduzida por se tratar de uma disciplina que tem poucas competições anuais em Cabo Verde.
EL/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar