Cidade da Praia, 20 Dez (Inforpress) - A segunda sessão parlamentar de Dezembro aprovou hoje três notas de pesar pelo falecimento dos combatentes Lilica Boal e Júlio de Carvalho e do escritor Osvaldo Osório, apresentados pelo grupo parlamentar do PAICV.
Na apresentação da nota de pesar pelo passamento de Lilica Boal, a deputada do PAICV, Carla Carvalho, disse que a malograda foi, desde sempre, uma defensora da justiça e da igualdade entre os povos.
“Será sempre recordada como uma mulher combativa, trabalhadora e combatente das causas de Cabo Verde, da Guiné-Bissau, da educação, da igualdade e da fraternidade”, notou.
Fidel de Pina, que apresentou a nota de pesar pelo falecimento de Osvaldo Osório, disse que o escritor foi um dos maiores nomes da literatura cabo-verdiana.
“A sua partida marcou o fim de uma era para as letras cabo-verdianas, mas o seu legado literário continua a iluminar os caminhos das futuras gerações como sendo uma eterna fonte de inspiração e reflexão”, observou.
Já o deputado Démis Almeida disse que Júlio de Carvalho foi um distinto estratega militar, combatente destemido e, ao mesmo tempo, portador de um raro senso de humanidade, de racionalidade e de moderação.
“Contribuiu grandemente para a inversão da sorte da luta armada para a libertação nacional”, lembrou o deputado do PAICV, que ressaltou igualmente as qualidades pessoais e humanas de Júlio de Carvalho.
Da ordem do dia desta sessão constam a proposta de lei que aprova o PCFR (Plano de Carreiras, Função e Remuneração) do pessoal docente e a proposta que cria a renda especial, como contrapartida do direito de utilização, que define a forma de pagamento dos custos da iluminação pública, que procede à terceira alteração às Bases do Sistema Eléctrico.
OM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar