Cidade da Praia, 24 Jul (Inforpress) - A cantora Ineida Moniz destacou hoje a importância de mais oportunidades e respeito às mulheres no cenário musical no país, ressaltando o talento local e os desafios enfrentados por elas.
Em declarações à Inforpress, Moniz enlencou as dificuldades que as mulheres enfrentam na carreira artística no país, com um mercado musical "pequeno e muitas vezes concentrado nas mãos de poucas pessoas", o que limita as oportunidades para novas artistas, especialmente para as mulheres.
“Uma mulher na área da arte sofre muito”, contou Moniz, que também revelou que o assédio é uma realidade que, apesar de pouco falada, “afecta muitos artistas”.
A cantora disse acreditar que é fundamental dar voz a essas questões para que elas possam ser enfrentadas “com mais força e apoio colectivo”.
Além do assédio, a falta de oportunidades igualitárias é outro desafio apontado pela cantora, que defende uma maior descentralização das oportunidades, para que talentos de diferentes regiões e estilos, principalmente da música tradicional, possam ter mais espaço nos palcos e festivais do país.
Devido a dificuldades financeiras e a escassez de trabalho exclusivo na música, continuou, muitos artistas precisam manter empregos paralelos para se sustentar.
Nesse sentido, Moniz apelou para mais investimentos e políticas públicas que fortaleçam a cultura e incentivem a carreira dos músicos cabo-verdianos.
Para a cantora, o talento feminino em Cabo Verde “é imenso e merece reconhecimento e valorização”.
“Se der mais oportunidade e espaço para as mulheres, Cabo Verde só tem a ganhar”, afirmou.
Ineida Moniz também destacou a importância de evoluir artisticamente, incentivando que as composições musicais tenham mais cuidado com as palavras e o conteúdo, promovendo respeito e beleza nas obras.
Assim, a artista reforçou o seu compromisso com a música e com a luta por igualdade, acreditando que o sonho das mulheres na música cabo-verdiana é um sonho que beneficia todo o país e a sua cultura.
CG/SR//AA
Inforpress Fim
Partilhar