Cidade da Praia, 23 Ago (Inforpress) – A participação de Cabo Verde no Campeonato Mundial Júnior de Natação, que decorreu em Otopeni, Roménia, de 19 a 24 de Agosto, terminou hoje com “resultados animadores” para os atletas cabo-verdianos, afirmou o secretário da FECAN.
Em declarações à Inforpress, o secretário da Federação Cabo-verdiana de Natação (FECAN), Enrique Alhinho, considerou a participação “extremamente positiva”, salientou a “evolução clara” em relação ao último campeonato júnior, realizado em Israel.
“O facto de 80 por cento (%) dos tempos terem sido recordes pessoais confirma a excelente prestação destes atletas. Nesta competição, apenas Wilina Jules Marthe já tinha experiência em mundiais, enquanto os outros três atletas participaram pela primeira vez, o que certamente os motivará a treinar com ainda mais afinco”, realçou.
Enrique Alhinho reforçou ainda que o crescimento contínuo da federação e a participação em competições internacionais contribuem para motivar a nova geração e elevar o nível da natação em Cabo Verde.
Miles Gonçalves abriu a participação nos 100 metros livres com o tempo de 01 minuto 0 segundo e 76 centésimos, ficando em 123.º lugar entre 127 atletas e batendo o seu recorde pessoal.
A atleta Kaira Tati competiu nos 50 metros livres, registrando 28 segundo e 83 centésimos, posição 91.º entre 117, ficando a apenas um segundo do seu recorde pessoal
Já Matteo Carvalho nadou os 50 metros bruços em 39 segundo e 09 centésimos, ocupando a 87.ª posição de 88, sendo a única prova em que não superou o seu recorde pessoal.
Destaque para Wilina, que nadou também os 50 metros livres e registou o tempo de 26 segundo e 12 centésimos, ficando na 21.ª posição entre 117 competidoras.
Para além de bater o recorde pessoal, Wilina estabeleceu um novo recorde nacional, alcançando a classificação mais alta de sempre da natação cabo-verdiana num Mundial.
Os 16 primeiros classificados avançam às meias-finais, ficando apenas a cinco posições de atingir este feito.
No total, quatro nadadores representaram o país, alcançando marcas pessoais e nacionais.
KA/AV//CP
Inforpress/Fim
Partilhar