Pedra Badejo, 23 Ago (Inforpress) – A Igreja Adventista do Sétimo Dia do distrito de Santa Cruz/Calheta lançou hoje a edição 2025 do programa "Quebrando o Silêncio" com um alerta para os perigos da violência no mundo digital.
A directora do Ministério da Mulher neste Distrito, Angelina Cabral, explicou à imprensa que a iniciativa, realizada anualmente, pretende conscientizar a população acerca da prevenção e combate à violência, com especial atenção à crescente problemática da violência digital que afecta crianças, adolescentes e adultos.
"Queremos transmitir uma mensagem clara de que a violência no mundo digital é uma realidade que precisa ser combatida. Como cristãos, não podemos ficar de braços cruzados", destacou Angelina Cabral.
O programa “Quebrando o Silêncio” existe no seio da Igreja Adventista há anos e é uma iniciativa que visa dizer não à violência, promover a sensibilização, o alerta e a formação de uma postura responsável frente às novas tecnologias.
Este ano, conforme reforçou esta responsável, o foco é a violência no ambiente digital, em que pretendem abordar os riscos, as consequências e formas de protecção.
A preocupação central, segundo Angelina Cabral, é mostrar como o uso desmedido das redes sociais e plataformas digitais pode prejudicar a harmonia familiar e social, além de gerar episódios de violência e abuso.
Na ocasião, destacou que também é preciso lembrar que a palavra de Deus oferece “orientações importantes”, ao ensinar que as palavras devem ser usadas para confortar, fortalecer e promover a paz e esperança, sendo necessário aplicar isso no mundo digital e consequentemente, usá-lo da forma correcta.
Por seu turno, o pastor José Maria Lopes reforçou o compromisso da Igreja em guiar os seus membros para um uso responsável das plataformas ‘online’.
"A Internet pode ser uma ferramenta poderosa para o bem, se utilizada com moderação e responsabilidade", disse, defendendo a importância de "regras e limites".
Segundo José Maria Lopes, o intuito é trabalhar os membros da igreja, e depois a iniciativa seguirá para as ruas, com acções de sensibilização voltadas à sociedade civil, para fortalecer os valores familiares e a cidadania digital.
Este evento contou com a presença da comunidade Adventista, mas também de painelistas que passaram mensagens sobre o tema, entre outras entidades nacionais e municipais.
MC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar