Santa Maria, Sal, 18 Mar (Inforpress) - Mitú Monteiro e Arsénio Ramos, últimas apostas de Cabo Verde nesta I Etapa do Circuito Mundial de Kite-surf’2025, caíram hoje nas quartas-de-final, pelo que as esperanças recaem em Airton Cozzoliono e Hendrick Lopes, tio e sobrinho.
Tanto o experiente Cozzolino, campeão mundial de 2023 e Hendrick Lopes, jovem praticante com sonhos de seguir a carreira do tio, são cabo-verdianos que competem na sua ilha natal, mas representam a legião estrangeira, designadamente Itália e Suíça, respectivamente.
O lendário Mitú Monteiro esteve na frente, mas acabou por somar 15.64 tendo sido eliminado, numa bateria muito disputada, ante o brasileiro Pedro Matos, 16.07 pontos, enquanto Hendrick Lopes (12.80 pontos), mostrou toda a sua habilidade nas ondas para desfeitear Arsénio Dias.
Hendrick Lopes vai competir com o brasileiro Pedro Matos (carrasco de Mitú), para as meias-finais, enquanto Cozzolino vai opor-se ao brasileiro Pedro Morais.
Também o brasileiro Gabriel Benetton, detentor do título mundial, já está qualificado para disputar o acesso à semifinal, assim como o australiano James Carew e o brasileiro Sebastian Ribeiro.
A prova masculina em kite-surf conta com um total de 24 concorrentes dos quais seis representantes de Cabo Verde, designadamente Mitú Monteiro, Kelton Lopes, Jordy Sança, Arsénio Dias, Tith Lopes e Nataniel Barros.
Ainda estão na disputa os “raiders” crioulos Airton Cozzolino, com as cores da bandeira da Itália e Hendrick Lopes, que está representando a Suíça.
Os restantes atletas no kite-surf 2025 são provenientes dos Estados Unidos da América (quatro), da França (dois), Bulgária (um) da Itália, da Austrália (dois), do Brasil (três) e de Portugal (dois) e da Espanha (um).
SR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar