O seleccionador cabo-verdiano da modalidade, Jorge Lito, traçou um balanço muito positivo do estágio, alegando que “foi bastante tranquilo" e que a equipa técnica conseguiu definir as ideias para tomar uma decisão final sobre os 16 jogadores a seguirem para o Mundial.
A doze dias do início da competição, Jorge Rito acredita que tem tempo necessário para limar as arestas e entrar “em grande” no mundial, sendo que a anteceder a prova máxima da modalidade, Cabo Verde vai defrontar, em jogos-treino, em Zagreb, as selecções nacionais do Kuwait, da Bósnia-Herzegovina e da Macedónia do Norte.
Rito disse que, actualmente, Cabo Verde conta com um naipe de jogadores de grandes qualidades e que tem vindo a ganhar experiência em grandes clubes, pelo que está convicto de que Cabo Verde vai jogar para passar à segunda fase do Mundial.
Opinião corroborada pelo capitão Leandro Semedo, para quem “a selecção de Cabo Verde já se prepara para os desafios do Campeonato Mundial de 2025 e está determinada a mostrar o seu valor no cenário global”.
"Vamos lutar juntos como uma equipa, como guerreiros, seja qual for o resultado. Estamos prontos para dar o nosso melhor e representar o nosso país com orgulho", concluiu o capitão Leandro Semedo.
Cabo Verde integra o Grupo G, juntamente com as congéneres da Eslovénia, da Islândia e de Cuba, na competição disputada de 14 de Janeiro a 02 de Fevereiro na Noruega, Croácia e Dinamarca.
A estreia da selecção nacional está marcada para o dia 16 de Janeiro ante à Islândia.
As 32 equipas foram divididas em oito grupos de quatro equipas, para a ronda preliminar, com as três melhores de cada grupo a avançarem para o “Main Round” e os quartos classificados a seguirem para a "President's Cup".
De acordo com o regulamento, as duas melhores selecções de cada um dos quatro grupos do Main Round passarão as quartas-de-final, sendo aplicado um sistema de eliminatórias até à final:
Constituição dos Grupos:
Grupo A: Alemanha, Chéquia, Polónia e Suíça;
Grupo B: Dinamarca, Itália, Argélia e Tunísia;
Grupo C: França, Áustria, Catar e Kuwait;
Grupo D: Hungria, Países Baixos, Macedónia do Norte e Guiné;
Grupo E: Noruega, Portugal, Brasil e Estados Unidos da América;
Grupo F: Suécia, Espanha, Japão e Chile;
Grupo G: Eslovénia, Islândia, Cuba e Cabo Verde;
Grupo H: Egipto, Croácia, Argentina e Bahrein.
SR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar