Ribeira Grande, 04 Jan (Inforpress) – Os professores da Escola Secundária Suzete Delgado, na Ribeira Grande, Santo Antão, beneficiaram hoje de uma acção de capacitação sobre o sistema de sinalização de alunos com NEE, ministrada pela EMAEI no arranque do segundo trimestre.
Em declarações à Inforpress, a coordenadora da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), Lúcia Miranda, disse que a acção de capacitação sobre o sistema de sinalização teve como principal objectivo dotar os professores de ferramentas para saberem quando fazer a sinalização de “possíveis” alunos com necessidades educativas especiais (NEE) e os passos a seguir.
Segundo a mesma fonte, o processo de sinalização começa com o professor a observar o aluno na sala de aula, onde são recolhidas informações que, posteriormente, a escola encaminha para a homologação da Delegada do Ministério da Educação no concelho e depois seguem-se os procedimentos de verificação dos técnicos da EMAEI.
Lúcia Miranda avançou que a EMAEI na Ribeira Grande funciona desde 2011 e neste momento tem 145 alunos identificados, sendo que 108 já tiveram resposta com a fase de avaliação e sinalização e os outros casos estão a aguardar intervenção da equipa que ela própria lidera.
Acrescentou ainda que, dos alunos sinalizados no concelho, a maioria tem o currículo específico individual (CEI) e os outros têm um plano educativo individual (PEI), o que permite melhor aprendizagem e integração especial dos alunos no sistema de ensino facultando um melhor desempenho.
Conforme a coordenadora da EMAEI, o concelho da Ribeira Grande está a fazer história em relação à inclusão de alunos com NEE no sistema de ensino, pois exemplificou os casos de duas alunas que foram sinalizadas e, actualmente, encontram-se a estudar o terceiro ano do curso universitário de arquitectura.
A acção de capacitação sobre o sistema de sinalização de alunos com NEE decorreu na sede do agrupamento 1 com várias dinâmicas de grupo envolvendo os professores, que simularam casos de alunos com necessidades educativas especiais, e preencheram algumas fichas de sinalização de alunos com NEE.
A delegação do Ministério da Educação na Ribeira Grande e a EMAEI têm realizado várias acções sobre a inclusão e, em 2024, assinalaram o dia internacional da pessoa com deficiência, com várias actividades no Polidesportivo David Fortes sendo que a coordenadora da EMAEI tem pedido à sociedade para ser mais inclusiva.
EL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar