São Filipe, 13 Ago (Inforpress) – O serviço municipalizado da agricultura e ambiente vai continuar a apoiar os agricultores no combate às pragas com assistência técnica e medicamentos, disse hoje o vereador da Câmara Municipal dos Mosteiros, Jaime Monteiro Júnior.
Face à presença de pragas, nomeadamente, da lagarta do cartucho do milho e das tartarugas verdes nas zonas altas do município dos Mosteiros, o vereador Jaime Monteiro Júnior que tem sob a sua responsabilidade o sector da agricultura e ambiente disse que o combate às pragas é da responsabilidade dos agricultores e que o serviço apenas apoia com assistência técnica, disponibilização de equipamentos e medicamentos.
Segundo o mesmo, o serviço já disponibilizou os equipamentos de pulverização (oito máquinas) e medicamentos aos agricultores, assim como a assistência técnica e sublinhou que o serviço não dispõe de técnicos em número suficiente para apoiar de forma mais intensiva já que tem neste momento apenas dois técnicos.
Segundo o mesmo, o responsável do serviço municipalizado da agricultura e ambiente já estabeleceu contactos com a delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente com sede na cidade de São Filipe para articular a questão de disponibilização de medicamentos para o combate às pragas.
O serviço, acrescentou, está a criar as condições para que os agricultores possam fazer o combate às pragas nas suas culturas.
Jaime Monteiro Júnior disse que os poucos técnicos que antes estavam afectos ao Ministério da Agricultura estão acomodados nas instalações do centro de juventude na cidade de Igreja de modo a reduzir os gastos com o funcionamento do espaço onde funcionava a antiga subdelegação do Ministério da Agricultura e Ambiente no município dos Mosteiros.
“As transferências de competências do Estado na área da agricultura e ambiente para os municípios não foram acompanhadas de transferência de recursos humanos e financeiros”, admitiu o vereador Jaime Monteiro Júnior que sublinhou que foram transferidos mais “problemas e preocupações do que recursos”.
O vereador sublinhou que a edilidade dispõe de um viveiro municipal para produção de plantas fruteiras e ornamentais e que este ano produziram cerca de três mil plantas que serão doadas e comercializadas.
O viveiro municipal dispõe de uma área destinada à produção de hortaliças e legumes para apoiar os jardins infantis do município nas suas refeições.
JR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar