São Filipe, 04 Ago (Inforpress) – A câmara dos Mosteiros e o Governo chegaram a um entendimento para a retoma e conclusão da empreitada de asfaltagem de seis quilómetros de vias urbanas no município, um investimento de cerca de 180 mil contos.
O entendimento foi alcançado na sequência de um encontro realizado na cidade da Praia entre o presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, Fábio Vieira, o primeiro-ministro e o ministro das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, além do presidente das Estradas de Cabo Verde.
A obra, iniciada em Outubro de 2023 a partir da localidade de Fajãzinha em direção à cidade de Igreja, foi suspensa em Fevereiro de 2024 devido a divergências entre a autarquia e o Governo.
Com o novo entendimento, os trabalhos serão retomados de forma coordenada e deverão ser concluídos até o final de 2025, segundo declarações do edil dos Mosteiros, Fábio Vieira.
"Estamos a trabalhar para garantir que a empreitada de asfaltagem das vias urbanas avance", afirmou Fábio Vieira que lembrou que a autarquia já está a articular com as empresas de água, electricidade e telecomunicações para garantir que intervenções futuras nestes sectores não impliquem a abertura do asfalto.
Paralelamente, será equacionada a questão da rede de esgotos da cidade de Igreja, visando um planeamento integrado das infraestruturas urbanas, segundo Fábio Vieira.
A asfaltagem dos 6.231 metros de estrada, entre Achada Malva (Mosteiros Trás) e Fajãzinha, é um dos principais compromissos da atual equipa camarária.
O financiamento foi assegurado através de uma operação obrigacionista na Bolsa de Valores de Cabo Verde, subscrita pelo Banco Caboverdiano de Negócios, complementada por recursos do Fundo do Turismo.
Este novo entendimento, segundo Fábio Vieira, evidencia a importância do diálogo institucional e da cooperação entre os diferentes níveis de governação.
“A construção de pontes de entendimento entre o Governo central e os municípios é essencial para um desenvolvimento equilibrado e sustentável”, sublinhou o edil.
Com a retoma da obra, Mosteiros reforça a sua trajetória rumo a uma cidade “mais moderna, acessível e preparada para responder aos desafios” do futuro, finalizou Fábio Vieira.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar