Cidade da Praia, 22 Jul (Inforpress) – O ministro da Educação, Amadeu Cruz, desafiou hoje os alunos, especialmente os adolescentes, a não terem medo da matemática e a apostarem na disciplina, essencial para a prossecução dos estudos em qualquer área de conhecimento.
Amadeu Cruz falava à Inforpress à margem da quarta edição dos Campos da Matemática Gulbenkian que arrancou na manhã de hoje devendo terminar na sexta-feira, 26, e a cuja abertura presidiu no Laboratório de Matemática da Universidade de Cabo Verde, contando com a participação dos melhores alunos do ensino secundário a nível do país, acompanhados dos professores.
Considerando que o ensino/aprendizagem da matemática tem tido um desenvolvimento sustentável, com “resultados consideráveis”, Amadeu Cruz desafiou os alunos cabo-verdianos a não terem medo desta disciplina.
“A matemática é essencial para a prossecução dos estudos em qualquer área de conhecimento. O desafio maior é eliminar o receio que os adolescentes têm da matemática. Enfrentar a matemática como uma disciplina normal, que possa abrir portas em outras áreas de conhecimento”, estimulou.
Destacando a importância do evento, o governante realçou que vem na linha da reforma educativa em curso, tendo-se introduzido a matemática, conforme salientou, como elemento diferenciador do sistema educativo cabo-verdiano.
“Reforçamos o ensino da matemática como disciplina obrigatória em todas as áreas de conhecimento. Entendemos que os jovens cabo-verdianos devem ter o domínio da matemática para poderem integrar nas dinâmicas internacionais, ingressar nas universidades sem grandes dificuldades, mas também para poderem ter um pensamento crítico, sistematizado e lógico sobre a realidade social e económica do nosso país.
Na sua comunicação aos alunos, o titular da pasta da Educação falou da importância transversal da matemática em todas as áreas de conhecimento, passando também uma “breve pincelada” sobre as políticas educativas.
Relativamente às políticas educativas, Amadeu Cruz disse que se está a ultimar a revisão do estatuto da carreira docente, tendo-se praticamente concluído o processo de regularização das pendências.
Disse estar agora em condições de submeter a proposta do novo Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) ao Conselho de Ministros.
Segundo o governante, já acertado o índice da remuneração dos professores, sendo que os com licenciatura terão 91 mil escudos como salário base, os sem licenciatura um vencimento base de 55 contos, os educadores de infância com licenciatura, 73 contos e os sem licenciatura 37 contos.
“Todos os professores e educadores de infância terão reajustes salariais, para além de outras correcções que faremos no desenvolvimento das carreiras dos professores. Já temos os pareceres dos sindicatos, absorvemos a quase generalidade das observações feitas pelos sindicatos e professores, e estamos em condições agora de submeter ao Conselho de Ministros para aprovação”, concretizou.
Executado pela Universidade de Cabo Verde, a partir de uma ideia da Fundação Gulbenkian, o evento é destinado aos melhores alunos de todas as ilhas do país que concluem o 10º ano com uma média superior a 16 valores, e tem como objectivo a melhoria do ensino e da aprendizagem da Matemática nos PALOP.
De 29 de Julho a 02 de Agosto será a vez dos alunos do 10º ano das ilhas de Barlavento que estiveram na terceira edição do Campos da Matemática Gulbenkian (CdM-CV), participarem na actividade, desta feita, na cidade do Mindelo.
SC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar