Ministro destaca contribuição extraordinária do Luxemburgo no sector da educação

Inicio | Sociedade
Ministro destaca contribuição extraordinária do Luxemburgo no sector da educação
06/07/25 - 02:33 pm

Cidade da Praia, 06 Jul (Inforpress) – O ministro da Educação, Amadeu Cruz, destacou hoje a contribuição extraordinária da cooperação luxemburguesa na promoção e melhoria do sector e no processo de desenvolvimento de Cabo Verde.

Amadeu Cruz fez estas afirmações à imprensa, à margem da visita do Grão-Duque do Luxemburgo, Henri Albert Guillaume, à Escola do Ensino Básico "13 de Janeiro", na cidade da Praia e cerimónia de inauguração da cozinha e casas de banho na referida escola no âmbito do programa PROMOSAN, ou Programa Indicativo de Cooperação (PIC) financiado pela cooperação luxemburguesa.

Segundo o governante, o Luxemburgo é um parceiro importante de desenvolvimento de Cabo Verde, salientando que o mesmo já investiu na reabilitação de cerca de 150 escolas e de cozinhas e casas de banho em mais de 50 escolas em Cabo Verde

“Neste projecto estamos a beneficiar mais de 150 escolas. Num investimento que ultrapassa três milhões de euros no somatório”, disse o ministro. 

Mas para além destes investimentos nas casas de banho, nas cozinhas, na reabilitação das escolas já construídas, Luxemburgo foi e tem sido importante na construção das escolas técnicas da Assomada, do Porto Novo, da construção das residências estudantis da Praia, de São Vicente, de Santo Antão e de Assomada.

O Luxemburgo, prosseguiu, tem sido igualmente importante na modernização dos laboratórios tecnológicos, implementação do Programa de Alimentação Escolar, tendo informado que vai continuar a oferecer materiais e equipamentos para os laboratórios – weblab – das escolas secundárias.

Referiu ainda que os programas de acção social escolar, financiados pelo Luxemburgo, estão tendo um impacto na melhoria do acesso e permanência dos alunos no sistema educativo, lembrando que a alimentação escolar facilita o ingresso e a permanência de alunos provenientes das zonas mais remotas do arquipélago.

Por outro lado, reconheceu, as condições sanitárias das escolas e a melhoria das cozinhas têm impactado a melhoria das condições ambientais dentro dos próprios centros escolares e as condições de saúde escolar.

“Luxemburgo financiou a substituição de todos os utensílios das cozinhas em todas as escolas de Cabo Verde e financiou cerca de 300 mil contos para o reforço do Programa de Alimentação Escolar logo a seguir à crise pandémica. Ou seja, no sector da educação temos de enaltecer a grande contribuição que tem sido dada pela cooperação luxemburguesa”, acrescentou.

O ministro destacou ainda a contribuição extraordinária do Luxemburgo na área da formação profissional com o financiamento de vários programas de formação profissional de Emprego e Empregabilidade.

Por seu turno, a directora do agrupamento 1, Ângela Silva, afirmou que este projecto tem um impacto positivo na vida académica dos alunos, na promoção do bem-estar e da dignidade que a comunidade educativa merece.

“Estou muito emocionada mesmo, porque era um dos desafios que, enquanto direcção, tínhamos numa escola que anteriormente tinha apenas duas casas de banho para alunos e professores. Hoje, nós temos a casa de banho e ainda mais com um espaço para alunos e pessoas portadoras de deficiência motora", realçou.

Informou neste sentido que a escola conta neste momento com uma cozinha totalmente reabilitada, com condições dignas para as cozinheiras e 18 casas de banho, divisão para rapazes e meninas, e casas de banho também para os professores com melhores condições.

CM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar