São Vicente: Volta a Djêu acontece sábado na Laginha com participação de 38 atletas

Inicio | Desporto
São Vicente: Volta a Djêu acontece sábado na Laginha com participação de 38 atletas
30/07/25 - 04:00 pm

Mindelo, 30 Jul (Inforpress) – A 11ª edição da competição a nado no Volta a Djêu, em São Vicente, está marcada para sábado, 02 de Agosto, e tem a participação de 38 atletas de Cabo Verde e outros países estrangeiros.

Mais uma vez a praia da Laginha, a praia mais urbana da cidade do Mindelo, recebe a prova de natação realizada pela Djêu CV e pela Associação Regional de Natação de São Vicente.

Conforme David Monteiro, da organização, adiantou à Inforpress, vai ser mais uma edição da “prova rainha” com a travessia de 5,2 quilómetros até o Ilhéu dos Pássaros, que deverá contar com 31 atletas.

Além da prova principal, as actividades do evento incluem a competição de veteranos, de 1.800 metros, Laginha-farol da Cabnave-Laginha, com o envolvimento de sete atletas.

Paralelamente, também estão agendadas provas juvenis, 50 e 150 metros para fomentar a natação.

David Monteiro destacou ainda o interesse no Volta a Djêu de atletas estrangeiros, de países como Estados Unidos da América, Espanha e Luxemburgo.

Uma participação internacional, que, segundo Jandir Leite, também da organização, mostra a evolução do certame desportivo que este ano conseguiu chegar em três ilhas, com a primeira edição do circuito Djêu Cabo Verde, com provas já realizadas na Boa Vista e Cidade da Praia, nos meses de Junho e Julho, respectivamente.

“Já vamos avançar no próximo ano com etapas nas outras ilhas, porque a ideia é chegar em todas as ilhas para fomentar a prática da natação, sobretudo em águas abertas”, afiançou Jandir Leite.

A programação do evento contempla ainda na sexta-feira, 01 de Agosto, a realização do quarto fórum, em São Vicente, para debate sobre os desportos aquáticos em geral e com a presença de diversas personalidades nacionais.

Agora em 2025, tem como convidado o director mundial das provas de Red Bull e que, segundo Jandir Leite, vai ajudar a consolidar o circuito, uma vez que a intenção é trazer um circuito internacional para Cabo Verde.

“É muito importante para sabermos as condições técnicas que temos”, considerou a mesma fonte, com destaque para o conhecimento trazido pelo responsável da Red Bull, uma das maiores organizações do mundo.

Contudo, para a competição de sábado, 02 de Agosto, Jandir Leite assegurou estarem garantidas as condições, sobretudo de segurança, com o sistema novo de boias sinaléticas para cada atleta, e com o apoio da Polícia Marítima, Guarda Costeira, Instituto Marítimo e Portuário (IMP), Delegacia de Saúde, Cruz Vermelha, motas de água e caiaques e outros parceiros.

LN/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar