Ministro Carlos Monteiro reforça apoio ao desporto e à juventude na ESCS

Inicio | Desporto
Ministro Carlos Monteiro reforça apoio ao desporto e à juventude na ESCS
19/03/25 - 01:27 pm

Cidade da Praia, 19 Mar (Inforpress) – O ministro adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, visitou hoje a Escola Secundária Constantino Semedo onde anunciou investimentos em infra-estruturas desportivas, combate à dopagem e prevenção ao uso de drogas entre os jovens.

A visita incluiu a avaliação das infra-estruturas desportivas da escola que possui dois pavilhões utilizados tanto por alunos quanto pela comunidade local.

O ministro reconheceu a necessidade de melhorias, especialmente na cobertura das placas desportivas, para garantir melhores condições às aulas de educação física e ao desenvolvimento do desporto escolar.

“Precisamos acelerar o passo no processo de cobertura das placas desportivas, pois isso garantirá melhores condições, não apenas para a educação física, mas também para o desporto escolar, que tem tido um crescimento muito grande nos últimos anos”, afirmou Monteiro.

Além disso, a visita permitiu a divulgação da campanha de sensibilização contra a dopagem, conduzida pela Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV). 

O governante frisou que a entidade tem obtido reconhecimento internacional pelo seu trabalho na promoção do desporto limpo e no combate ao uso de substâncias ilícitas.

“Temos que dizer de forma muito clara que o percurso tem sido de sucesso. Embora em poucos anos, a ONAD-CV já é reconhecida a nível nacional e internacional, está sempre presente nas escolas, passando a mensagem de que o caminho do desporto limpo é o único caminho possível para a prática desportiva”, declarou Monteiro

O ministro também destacou a importância do programa “Mobjovem”, que financiou um intercâmbio estudantil para duas turmas do 12º ano da Escola Secundária Constantino Semedo (ESCS), na ilha do Fogo. 

Segundo ele, a iniciativa surgiu a partir de um projecto apresentado pelos próprios alunos e pela direcção da escola.

“Nós recebemos um projecto interessante dos alunos, junto com a Direcção da Escola, que queriam fazer uma viagem à ilha do Fogo no âmbito da disciplina de Geologia. Vão estar lá para aprender mais sobre o vulcão, a vulcanologia e fazer algumas visitas de terreno. O projecto é interessante e nós achamos que deveríamos financiar”, explicou.

Por outro lado, questionado sobre a expectativa do jogo da selecção que vai acontecer esta quinta-feira, 20, o ministro expressou optimismo em relação à possível classificação de Cabo Verde para o Mundial de 2026, e enalteceu o trabalho contínuo do Governo e da Federação Cabo-verdiana de Futebol para garantir as melhores condições à equipa nacional.

“É um desafio logístico e financeiro, mas estamos totalmente engajados para levar Cabo Verde ao Mundial”, concluiu.

CG/SR

Inforpress/Fim

Partilhar