Cidade da Praia, 31 Jan (Inforpress) – A ministra da Coesão Territorial realçou hoje a importância do programa conjunto de Promoção do Desenvolvimento Local no reforço da democracia e participação cidadã, pedindo maior engajamento por parte dos municípios para que o projecto tenha sucesso.
Janine Lélis fez estas considerações no âmbito da segunda Reunião do Comité de Pilotagem do programa, realizada hoje pelo Ministério da Coesão Territorial, em parceria com a Embaixada do Grão-Ducado do Luxemburgo em Cabo Verde e o Sistema das Nações Unidas.
O programa tem a duração de anos e é financiado pelo Grão-Ducado do Luxemburgo, num montante de seis milhões de Euros (aproximadamente 660 mil contos), com uma contribuição do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Está a ser executado pelo PNUD e pela ONU Habitat, em estreita parceria com o Ministério da Coesão Territorial de Cabo Verde e pela Associação Nacional dos Municípios.
Espera-se com este projecto, segundo a ministra, conseguir o impacto que é de redução da pobreza em Cabo Verde, abandonando as “disparidades” no acesso a serviços básicos e oportunidades económicas.
“Executado o projecto, temos que conseguir alcançar três resultados. Um deles é que as autoridades locais tenham mais receitas próprias para contribuir para a agenda do desenvolvimento local”, ressaltou.
Para Janine Lélis, com este projeto está-se a reforçar aquilo que é a democracia e a participação cidadã, tendo aproveitado a ocasião para agradecer todos aqueles que têm estado a contribuir para a sua implementação no país.
Aproveitou igualmente para pedir o engajamento cada vez maior, tendo em conta que o projecto já vai no seu segundo ano, que considera muito importante para o seu sucesso.
Alertou, por isso, os municípios para irem trabalhando as suas propostas para quando for aberto o processo poderem submeter e contribuir para o desenvolvimento local.
ET/AA
Inforpress/Fim
Partilhar