
Cidade da Praia, 06 Nov (Inforpress) – A ministra da Defesa Nacional reafirmou hoje o compromisso do Governo com a soberania, segurança e desenvolvimento do país, destacando o valor da dedicação e coragem das forças armadas nacionais e a solidariedade dos parceiros internacionais.
Janine Lélis, que falava durante o acto central das celebrações do Dia Nacional da Defesa, celebrado hoje, sublinhou que o dia de hoje é um momento de reflexão e de honra para celebrar com a dedicação e o sacrifício daqueles que, com coragem e integridade, colocam o interesse nacional acima de si mesmos.
“Nós reafirmamos o nosso compromisso com Cabo Verde, com a sua soberania, a sua segurança e o seu desenvolvimento que, este momento, nos inspira a continuar a servir com dedicação, coragem e sentido de dever, honrando a Pátria que nos une e fortalecendo os laços de confiança entre as instituições, os cidadãos e os nossos parceiros”, precisou.
A governante expressou profundo apreço pelo contributo e solidariedade demonstrados pelos parceiros internacionais que, segundo afirmou, acreditam no potencial de Cabo Verde e na importância de um arquipélago seguro, resiliente e integrado nas dinâmicas regionais e globais de segurança.
“O contributo contínuo desses nossos parceiros representa um verdadeiro investimento na paz, na estabilidade e no desenvolvimento sustentável do país”, sublinhou.
A governante destacou ainda que a cooperação internacional no domínio da defesa constitui “uma expressão de amizade e confiança” que reforça a capacidade nacional de enfrentar desafios contemporâneos, assegurando a defesa de um território estratégico no Atlântico.
“Celebramos hoje, também, homens e mulheres que muitas vezes, longe dos holofotes, sustentam com firmeza os pilares da segurança, da ordem e da paz nacionais”, apontou.
A ministra aproveitou a ocasião para agradecer o empenho de todos os que contribuíram para a implementação de importantes reformas e projectos no sector da defesa, como a reforma da Justiça Militar, do Serviço de Saúde Militar e do Serviço Militar Obrigatório, bem como a criação do Conselho Estratégico de Defesa Nacional.
Durante a cerimónia, foram também atribuídos louvores e condecorações a militares e instituições que se destacaram pelo serviço prestado ao país.
O coronel Carlos Manuel Diegues Paulos e a coronel Teresa Maria Bettencourt Cabral foram condecorados com a medalha de Primeira Classe, enquanto a ASA e a AAC receberam a Medalha de Serviços Relevantes.
Essas condecorações, segundo a ministra, reflectem o reconhecimento do Estado pelo mérito, dedicação e contributo inestimável que deram para a Aviação Militar cabo-verdiana.
Por seu turno, o coordenador da Comissão para a Implementação da Aviação Militar (CIAM), Domingos Correia, expressou profunda emoção e gratidão ao reconhecer o empenho da equipa que, com dedicação e espírito patriótico, contribuiu para a concretização de um marco histórico na defesa nacional de Cabo Verde.
“Estou aqui muito emocionado, na verdade, para agradecer, em nome de todo o grupo, equipa constituída de homens e mulheres comprometidos com o Cabo Verde, (…) dedicaram, sacrificaram, mas puseram, acima de tudo, ao serviço desta nação, tudo o que sabem e que podem e juntos conseguimos transcender até as nossas próprias expectativas”, afirmou.Segundo disse, o grupo enfrentou um grande desafio ao implementar uma estrutura de aviação militar, mas contaram com o apoio e a colaboração de países amigos, nomeadamente Portugal, cujo contributo técnico e humano foi considerado “fundamental para o sucesso do processo”.
"Aprendemos uns com os outros. Aprendemos com as dificuldades. Aprendemos com os erros e aprendemos com essa parceria que Cabo Verde tem com os países amigos, porque foram pessoas abertas para nos ensinar, porque às vezes é preciso também haver abertura do outro lado e nós encontramos isso, experimentamos isso", apontou.
AV/HF
Inforpress/Fim
Partilhar