Porto Inglês, 23 Jul (Inforpress) – Cerca de quinhentas famílias da ilha do Maio vão beneficiar de reservatórios de água nas suas residências, no âmbito da colaboração entre a empresa Águas e Energia do Maio e a associação francesa “Terre o Vent”.
O presidente da Câmara Municipal do Maio, Miguel Rosa, disse hoje aos jornalistas que o projecto vai permitir colmatar o problema do armazenamento de água para as famílias da ilha.
“Há mais de seis meses que não temos tido problemas de produção e de distribuição de água. No entanto, temos um problema que tem a ver com o armazenamento e é esta dimensão que vai ser preenchida, permitindo que as famílias tenham a capacidade de armazenar água”, avançou Miguel Rosa à imprensa, no acto de apresentação do protocolo de colaboração.
O projecto, orçado em mais de 20 mil contos, já tem financiamento garantido e vai beneficiar, essencialmente, famílias do grupo 1 e 2 do Cadastro Social Único com reservatórios e instalação, sendo que a sua implementação está prevista para o mais tardar no início de 2025.
O protocolo de colaboração inclui, ainda, sensibilização, capacitação e apoio técnico da associação “Terre o Vent” à empresa Águas e Energia do Maio e à câmara municipal, mas também, em áreas ligadas com o empoderamento das mulheres e das famílias vulneráveis da ilha.
A assinatura do protocolo aconteceu no mês de Março em França entre o edil do Maio e a associação “Terre o Vent”.
“Terra o Vent" é uma associação que intervém em zonas de dificuldade para prestar ajuda de emergência em situação de crise ou para levar a cabo programas de desenvolvimento sustentável.
Na ilha do Maio, a associação já realizou campanhas de distribuição de alimentos e desenvolveu programas de empoderamento das mulheres da Calheta, através de formação em costura e programa de regresso à agricultura familiar de subsistência na localidade.
RL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar