Maio: Câmara municipal pretende ter varredeiras em todas as localidades em 2026

Inicio | Ambiente
Maio: Câmara municipal pretende ter varredeiras em todas as localidades em 2026
17/10/25 - 11:01 am

Porto Inglês, 17 Out (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Maio, Valdino Rely Brito, garantiu hoje que a edilidade prevê a contratação de varredeiras para todas as localidades da ilha, com dotação orçamental no próximo ano.

Em declarações à imprensa, o autarca reconheceu as limitações actuais no sector do saneamento, nomeadamente a carência de varredeiras e a sobrecarga do único camião de recolha de lixo, assegurando que estas dificuldades serão resolvidas em 2026.

“Para o novo ano já temos previsto, no orçamento, o reforço do serviço de saneamento, com varredeiras em todas as zonas, dotando a ilha de um sistema à altura das exigências do município”, afirmou.

O edil respondia assim às reivindicações dos moradores de Barreiro, manifestadas na quarta-feira, quanto à “inexistência de varredeiras” para a limpeza pública da localidade há vários meses e ao pedido de aumento da frequência de recolha de lixo.

Actualmente, a recolha de lixo é feita por um único camião eléctrico que, devido a avarias frequentes, tem condicionado o serviço em várias zonas, obrigando a edilidade a recorrer, por vezes, a carrinhas abertas.

Rely Brito destacou ainda que a implementação do projecto do Centro Integrado de Recolha e Tratamento de Resíduos Sólidos (CITRES), financiado pela União Europeia, vai reforçar significativamente o saneamento e promover uma gestão mais sustentável dos resíduos na ilha, com base em práticas e modelos internacionais.

O projecto prevê a aquisição de novos camiões de recolha, a construção de um aterro sanitário e a promoção da recolha seletiva, reciclagem e reaproveitamento de materiais.

Além da falta de varredeiras e do apelo ao reforço da recolha de lixo e da rede de contentores, os moradores de Barreiro pediram a melhoria da iluminação pública, que consideram estar “instável” em vários pontos da localidade.

RL/CP

Inforpress/Fim

Partilhar