Cidade da Praia, 17 Out (Inforpress) – O Governo do Luxemburgo prolongou por 18 meses o quinto Programa Indicativo de Cooperação (PIC’2021–2025) com Cabo Verde, aumentando o seu orçamento em 4,1 milhões de euros, para apoiar a execução do Programa de Acção Climática.
O prolongamento do programa, que já previa um financiamento de 10 milhões de euros (1,1 milhão de contos) para o apoio à acção climática, foi formalizado na quinta-feira pelo o vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação do Luxemburgo, Xavier Bettel, e o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva.
O chefe do Governo realçou que este reforço “consolida a parceria em áreas vitais para Cabo Verde”, sublinhando que o país enfrenta “um contexto global particularmente desafiante” em matéria climática e de desenvolvimento sustentável.
Durante a visita, o chefe do Governo reuniu-se ainda com o ministro do Ambiente, Clima e Biodiversidade luxemburguês, Serge Wilmes, que reiterou a solidariedade do seu país para com Cabo Verde após a passagem da tempestade Erin e reafirmou o compromisso com a agenda climática cabo-verdiana.
No encontro, foi igualmente anunciado o lançamento do novo Fundo de Acção Climática Internacional 2026–2031, avaliado em 320 milhões de euros, no qual Cabo Verde será considerado “país prioritário”.
Ambas as partes manifestaram o interesse em organizar um evento conjunto ('side event') na próxima Conferência das Partes sobre o Clima (COP), a realizar-se no Brasil, para apresentar os resultados da cooperação bilateral e reforçar o compromisso conjunto na luta contra as alterações climáticas.
KA/SR//CP
Inforpress/Fim
Partilhar