Cidade da Praia, 22 Abr (Inforpress) – A livraria Pedro Cardoso realiza a 4ª edição da Feira do Livro, de 22 a 25 de Abril, no Salão do Munícipe da Câmara Municipal da Praia, com mais de dois mil títulos e descontos até 40%.
Em declarações à Inforpress, o administrador da Livraria Pedro Cardoso, Mário Silva, explicou que o principal objectivo da feira é “aproximar o livro das pessoas”, destacando que esta tem sido a política da livraria na última década.
“Estamos no mercado há 10 anos e temos feito feiras em todos os municípios”, disse, acrescentando que apenas falta contemplar a ilha de Santo Antão.
Segundo Mário Silva, a iniciativa representa uma “oportunidade ímpar” para a aquisição de livros.
“Temos descontos que vão de 20 por cento (%) a 40%, em função do título dos livros e de outros factores”, assegurou Mário Silva, adiantando que em relação aos títulos editados pela livraria fazem 20% de desconto, acontecendo o mesmo para os livros estrangeiros.
Acrescentou que há livros que fazem descontos de 40%, porque, sublinhou, são livros cujo custo na origem “não é assim tão elevado que nos permite ter margens para fazer descontos”,
Silva alertou que um dos problemas do mercado livreiro cabo-verdiano se prende com “a dificuldade que as famílias têm para comprar livros”, pelo que reforça a necessidade de uma “política do livro, visível e robusta”, para que as camadas mais desfavorecidas possam ter acesso à leitura.
O administrador lamentou a “grande carência” de livros nas bibliotecas escolares e municipais.
“Os alunos só têm acesso aos manuais escolares, nós queremos dar a nossa contribuição para a mudança de atitude”, pontuou Mário Silva.
Quanto aos números de exemplares disponíveis, revelou que são à volta de “dois mil tútulos”.
Sobre apoios institucionais, esclareceu que a única ajuda veio da parte da autarquia praiense “que disponibilizou essa belíssima sala”.
Sublinhou que na cidade da Praia não precisam de apoios, para além dos espaços, mas que, para realizarem feiras em outras ilhas, precisam de algum suporte, “mas quase sempre as câmaras municipais disponibilizam apoios”.
“Importamos quase tudo de fora, incluindo o conhecimento e o livro”, frisou o administrador da Livraria Pedro Cardoso que reiterou a intenção de continuar a promover feiras não só no platô, mas também, em outros bairros da capital, como Palmarejo e Achada de São Filipe.
KF/LC//HF
Inforpress/Fim
Partilhar