Cidade da Praia, 12 Out (Inforpress) – O jovem Joseano Monteiro, da cidade de Assomada, está a explorar o empreendedorismo no mundo das artes, transformando o cenário artístico local com exposições e vendas, buscando assim criar uma fonte de renda extra.
O jovem de 21 anos de idade, frequenta o terceiro ano do curso de arquitectura e tem-se destacado ao promover exposições e eventos que combinam diferentes estilos de arte, como caricaturas e pinturas em acrílico, além de criações ao vivo.
Uma visão inovadora de como a arte pode ser uma ferramenta de mudança social e até económica, numa sociedade em que poucos artistas conseguem ainda viver somente da sua arte.
Joseano Monteiro disse, em entrevista à Inforpress, que tudo começou há um ano e meio, quando procurava um emprego para obter uma renda extra enquanto concluía os estudos. Nessa jornada, buscou uma oportunidade de emprego, sobretudo, em bares e restaurantes, mas sem sucesso.
No entanto, uma boa oportunidade surgiu quando tentou trabalhar no estabelecimento L'Atelier, um restaurante-bar localizado em Palmarejo. Embora tenham recusado sua proposta de emprego, ofereceram-lhe a chance de juntar a arte culinária com peças de artes plásticas.
Sendo “o aventureiro” que se considera, abraçou a proposta, começou a atrair a atenção do público e, desde então, ele tem levado esta ideia a diferentes estabelecimentos em Palmarejo, Platô e Assomada, ganhando reconhecimento e apoio de várias pessoas.
“Então comecei a explorar minha habilidade artística para criar uma fonte de renda", narrou.
Hoje, conseguiu criar e expandir um projecto que denominou "Perfil", trazendo mais dois jovens artistas, César e Cláudia.
Juntos, ressaltou Joseano Monteiro, estão transformando o cenário artístico local com exposições e uma visão inovadora de como a arte pode ser uma ferramenta de mudança social e económica.
“O projecto Perfil tem como principal objectivo unir jovens artistas e dar-lhes a liberdade de criar uma realidade alternativa, onde a arte é, não só, um meio de expressão, mas também uma fonte sustentável de renda”, vincou.
Recentemente, realizaram a “primeira grande” exposição na livraria Nhô Eugénio, destacando-se com obras em estilo de caricatura e acrílico sobre tela.
A exposição, além de ser uma oportunidade para vender as peças, promoveu interacções ao vivo, com a criação de caricaturas e a continuação do processo de pintura em tempo real, cativando o público.
"Queremos mostrar que é possível viver da arte e, ao mesmo tempo, contribuir para um futuro sustentável", disse Joseano Monteiro.
O mesmo acredita que a fusão entre diferentes estilos, como as artes plásticas, retratos rápidos, dança e música, pode criar um impacto significativo.
Além das caricaturas e pinturas, o artista está expandindo seu repertório para incluir técnicas de acrílico sobre tela e pintura a óleo.
Joseano Monteiro acredita que a combinação de suas habilidades artísticas com a formação em arquitectura pode abrir portas para um futuro promissor.
TC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar