Cidade da Praia, 10 Set (Inforpress) – A nova embaixadora de Itália em Cabo Verde, Caterina Bertolini, entregou hoje as cartas credenciais ao chefe de Estado, a quem manifestou a intenção do seu país em relançar a cooperação científica com o arquipélago.
Em declarações à imprensa, Caterina Bertolini disse que o seu país e o arquipélago têm relações estreitas em áreas importantes, nomeadamente turismo, científica e segurança marítima.
A diplomata com residência em Dacar (Senegal) avançou que no final deste mês vão relançar a colaboração científica entre as universidades italianas e cabo-verdianas.
“Nos estamos aqui também como participantes activos da União Europeia, e participamos do Programa de Segurança Marítima da União Europeia com as autoridades cabo-verdianas”, apontou.
Ainda na manhã de hoje, o Presidente da República, José Maria Neves, recebeu as cartas credenciais da nova embaixadora da Noruega, Hanne Brusletto, com residência em Lisboa (Portugal), que assegurou que o seu país vai continuar a cooperar com Cabo Verde a nível do oceano.
“Estou honrada e muito feliz de estar aqui em Cabo Verde, esta é a segunda vez que estou aqui, a Noruega cooperou com Cabo Verde e mais seis outros países africanos nas iniciativas da plataforma continental do vosso país”, sublinhou.
Na ocasião, a diplomata recomendou ainda o país a assumir o compromisso com o combate à pesca ilegal.
AV/AA
Inforpress/Fim
Partilhar