Instituto da Biblioteca Nacional anuncia retoma das bibliotecas itinerantes para este ano (c/áudio)

Inicio | Cultura
Instituto da Biblioteca Nacional anuncia retoma das bibliotecas itinerantes para este ano (c/áudio)
01/07/25 - 12:36 pm

Cidade da Praia, 01 Jul (Inforpress) - A presidente do Instituto da Biblioteca Nacional Cabo Verde (IBNCV) anunciou hoje que a instituição vai retomar, este ano, o projecto de bibliotecas móveis e, para o efeito, está a providenciar a aquisição de uma viatura adaptada.

“Já temos verba disponibilizada para aquisição da viatura, pelo que muito brevemente estaremos a inaugurar a primeira biblioteca itinerante aqui do país, nessa viragem da promoção do livro”, revelou Matilde Santos.

A responsável do IBNCV fez esta revelação à imprensa à margem de uma actividade no bairro informal do Alto Glória, no quadro da comemoração do Dia Mundial das Bibliotecas, que se assinala hoje.

Reconhece que há “ligeiro atraso” na aquisição da referida viatura, porque, justificou, se trata de um carro especializado, com adaptações próprias para o tipo de deslocações.

Relativamente ao Dia Mundial das Bibliotecas, avançou que a instituição que dirige quis, este ano, assinalar a efeméride em Alto da Glória com o objectivo de não só promover o livro, mas também a leitura e o conhecimento.

Para Matilde Santos, o propósito é, também, o de aproximar o livro e o conhecimento à comunidade do Alto da Glória.

“As bibliotecas, mesmo na era digital, continuam a ter um papel de suma importância para o desenvolvimento do país”, frisou a presidente do IBNCV.

A mesma fonte acrescentou que as bibliotecas são espaços onde há garantia da qualidade das obras que estão ali disponibilizadas e toda a credibilidade do próprio conhecimento.

“A vinda à comunidade [do Alto da Glória] vem no sentido de aproximar e dar a conhecer ainda mais o papel de relevância que as bibliotecas têm no mundo actual e começar desde muito cedo a incentivar as crianças a frequentarem as bibliotecas”, lançou aquela responsável.

Segundo ela, trata-se de uma cooperação que envolve a Associação Abraço para o Desenvolvimento de Alto da Glória, que escolheu o jardim infantil Ursinho para receber esta iniciativa.

Quanto à escolha desta localidade, explicou que vem no quadro do objectivo de levar o livro aos chamados bairros periféricos da capital.

“Há dois anos, estivemos na comunidade de Pensamento e, anualmente, procuramos ir para as localidades que estão ligeiramente mais afastadas do centro”, disse Matilde Santos, frisando que pretendem aproximar cada vez mais a população da própria Biblioteca Nacional.

Na sua perspectiva, as bibliotecas têm um “papel fundamental” no desenvolvimento das crianças, da população e do país.

“A vinda da biblioteca à comunidade, depois automaticamente, faz com que a própria comunidade vá à biblioteca”, concluiu Matilde Santos.

LC/AA

Inforpress/Fim

Partilhar