Ilha do Maio acolhe primeira Academia Infanto-juvenil para Acção Climática

Inicio | Ambiente
Ilha do Maio acolhe primeira Academia Infanto-juvenil para Acção Climática
22/07/24 - 02:53 pm

Porto Inglês, 22 Jul (Inforpress) – A ilha do Maio acolhe, de hoje a 26 de Julho, a primeira Academia Infanto-juvenil para a Acção Climática envolvendo os deputados infanto-juvenis do país e jovens activistas pelo clima de Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

O evento, segundo avançou a Directora Nacional do Ambiente, Ethel Fernandes, pretende engajar os jovens na acção climática e receber contribuições da juventude na elaboração de documentos estratégicos. 

“Queremos que conheçam o que é que o país está a trabalhar em termos de instrumentos da governança climática, mas também receber contribuições dos jovens para que os nossos documentos espelhem os anseios e a visão da juventude”, avançou à imprensa. 

Durante uma semana, os jovens terão a oportunidade de desenvolver ideias e projectos relacionados com a acção climática, sendo que o objectivo, segundo a mesma fonte, é ter jovens líderes junto das suas comunidades e com competências para promover a sustentabilidade ambiental.

“Cada jovem vai trabalhar nos projectos e a nível da governança vamos apresentar os documentos finalizados, trabalhados e aprovados, de forma a ter um documento inclusivo e estratégico do país”, explicou.

Ethel Fernandes disse que o objectivo é ter edições anuais das Academias, mas que a ideia ainda precisa ser “amadurecida” junto do Governo porque, como disse, a Direcção Nacional do Ambiente quer acompanhar o parlamento infanto-juvenil e acrescentar a dinâmica desta Academia.  

A deputada infanto-juvenil da ilha do Maio, Maya, por sua vez, entende que participar de eventos do tipo é a “melhor forma” de ajudar as crianças e adolescentes da ilha na acção climática por entender que cabe à juventude garantir um ambiente saudável.

A primeira Academia Infanto-juvenil para a Acção Climática decorre na Escola Secundária Horace Silver e é organizada pelo Ministério da Agricultura e Ambiente, através da Direcção Nacional do Ambiente. 

RL/HF

Inforpress/Fim 

Partilhar