Santa Maria, 07 Abr (Inforpress) – O deputado do PAICV pelo círculo do Sal, Démis Almeida, exigiu hoje que o Governo tome “medidas urgentes” para requalificar o Pontão de Santa Maria e criar condições para que os pescadores possam exercer a sua actividade.
Démis Almeida, que falava em conferência de imprensa na cidade de Santa Maria, ilha do Sal, convocada para falar da situação do Pontão de Santa Maria, disse que desde 2016 que o Governo prometeu fazer obras de requalificação deste pontão, que ficou muito afectado pelo furacão Fred, mas “nada fez senão sucessivas promessas de vários ministros”.
“Nada se fez senão promessas desencontradas, contraditórias e não foi feito nada, no sentido de reabilitar este pontão, que já estava afectado pelo furacão Fred e, em Outubro do ano passado, parte significativa do pontão ruiu sem que nada tivesse sido feito para o reabilitar”, sublinhou.
Para o deputado, nessa altura foi “prometido que já havia um projecto de requalificação do pontão”, que já estava em fase de adjudicação da obra e de abertura das propostas técnicas e financeiras, com um financiamento de 480 mil contos para requalificação deste pontão e que seria duplicado o tamanho do pontão e nada foi feito.
“E a situação que nós temos é que este pontão, para além de ser um ex-libris da cidade turística de Santa Maria, de ser um património importantíssimo da nossa oferta turística, é também uma infra-estrutura absolutamente importante para a vida de centenas de pescadores e peixeiras, de gente que vive das pescas e da actividade pesqueira e que estão privados de o utilizar e de o demandar”, denunciou o deputado.
Démis Almeida disse que, “neste momento, os pescadores mal conseguem sair para a faina”, adiantando que têm “gravíssimas” dificuldades, sobretudo aquando de época de fundas vagas, em que os pescadores são “obrigados” a cair no mar para terem acesso às suas embarcações.
“As promessas que foram feitas no sentido de se instalar aqui um cais flutuante ou de se afectar uma embarcação que poderia levar os pescadores para, por sua vez, terem acesso às suas embarcações, não foi manifestamente cumprida. Portanto, o Governo abandonou, pura e simplesmente, o pontão de Santa Maria, os pescadores de Santa Maria, as peixeiras e os operadores turísticos desta cidade”, disse.
Neste sentido exigiu que o Governo “faça alguma coisa urgentemente”, para que os pescadores possam exercer a sua actividade pesqueira.
Acrescentou que o pontão precisa de iluminação, rampas de acesso às embarcações, para se evitar os “graves problemas de segurança” que os pescadores têm vindo a enfrentar.
“É preciso pôr um ponto final nesta situação e avançar urgentemente com obras de requalificação deste pontão, para criar as condições mínimas para que os pescadores possam fazer a sua faina, para que as peixeiras e os peixeiros possam trabalhar, para que os operadores turísticos possam contar com este grande património turístico”, continuou.
Concluiu afirmando que “são nove anos de sucessivas promessas” e no entanto aquilo que se tem são “declarações totalmente contraditórias entre ministros do Mar, do Turismo e das Infra-estruturas”.
“O Governo tem estado, claramente, a faltar a verdade relativamente ao pontão de Santa Maria e é preciso reverter, imediatamente, esta situação para que este pontão, definitivamente, seja requalificado e os pescadores e as peixeiras possam ter acesso ao pontão e a condições de trabalho, assim como os operadores turísticos, a população de Santa Maria e os turistas”, concluiu.
NA/HF
Inforpress/Fim
Partilhar