Ilha do Sal: Governo consolida modernização da Inforpress e reafirma compromisso com valorização dos profissionais da RTC na ilha

Inicio | Sociedade
Ilha do Sal: Governo consolida modernização da Inforpress e reafirma compromisso com valorização dos profissionais da RTC na ilha
14/01/26 - 02:58 pm

Espargo, 14 Jul (Inforpress) – O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, anunciou hoje que o Governo já cumpriu cerca de 95% dos compromissos assumidos com a Inforpress, posicionando a agência como um “pilar central” na estratégia de modernização da comunicação social.

Durante uma visita à delegação da Agência Cabo-Verdiana de Notícias na ilha do Sal, no quadro das visitas aos órgãos de comunicação social públicos (RTC e Inforpress) e privados (Televisão e Rádio Cidade de Santa Maria, TV Sal One e Rádio Comunitária de Espargos), Lourenço Lopes, enalteceu a eficiência da Inforpress na cobertura mediática local e o seu papel estratégico como fonte primária de informação para os restantes órgãos de comunicação social.

“Já cumprimos cerca de 95 por cento (%) dos compromissos que assumimos com a Inforpress e a delegação aqui no Sal é prova também disso (…). É uma delegação que funciona bem, do ponto de vista da cobertura mediática na ilha, em dar voz às comunidades locais, mas também em se afirmar cada vez mais como fonte primária de notícias”, sublinhou.

O governante destacou o “salto” qualitativo e financeiro dado pela agência Inforpress, sublinhando que o Tesouro Público mais do que duplicou a transferência anual para a Inforpress, passando de 35 mil contos em 2016 para um valor que oscila actualmente entre os 72 e 75 mil contos, fruto do novo contrato assinado em 2023.

O governante realçou ainda que a Inforpress continuará a ser uma prioridade no que toca à formação, mencionando um programa de capacitação orçado em 17 mil contos, financiado pela cooperação portuguesa através do Instituto Camões.

No que toca à Radiotelevisão Cabo-verdiana (RTC), o secretário de Estado classificou a delegação do Sal como uma "referência a nível nacional pela atitude dos seus profissionais", mas reconheceu que o sucesso operacional exige agora um acompanhamento ao nível das infra-estruturas.

"Precisamos reforçar os meios humanos e os meios tecnológicos aqui na delegação do Sal, nomeadamente, a questão do estúdio de televisão e meios que possam reforçar e melhorar a própria edição", afirmou Lourenço Lopes.

O governante garantiu ainda que a modernização digital que já transformou a sede na Praia chegará à ilha em breve.

“Nós temos como ambição que esses ganhos tecnológicos digitais na sede também possam chegar a todas as delegações (...) teremos nos próximos tempos cada vez mais introdução do digital aqui”, continuou.

Sobre a valorização laboral na RTC, Lopes destacou o novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) como o próximo “grande passo”, revelando que o processo está em fase avançada de avaliação pelo Conselho de Administração.

A visita estendeu-se, de igual modo, ao sector privado e comunitário, incluindo a Rádio TV Sal One, a Televisão Cidade de Santa Maria e a Rádio Comunitária de Espargos.

Lourenço Lopes enfatizou que o sector privado é um segmento vital que “ajuda no reforço da identidade nacional” e anunciou medidas para garantir a sua sustentabilidade.

Além das isenções alfandegárias e dos incentivos directos que já beneficiam jornais e rádios, o governante apontou o novo decreto-lei sobre a publicidade institucional como a “peça-chave” para o futuro.

Ao encerrar a sua jornada pela ilha, o secretário de Estado reforçou que o compromisso dos profissionais de comunicação deve ser, acima de tudo, com a verdade e a cidadania.

“O valor da imprensa livre para um Estado democrático como Cabo Verde é essencial. É um valor intangível e temos de, paulatinamente, reforçar esse empoderamento”, concluiu Lopes, sublinhando que o ambiente de liberdade de imprensa é um pilar fundamental nos 35 anos da democracia cabo-verdiana.

NA/HF

Inforpress/Fim

Partilhar