Sal: Autarquia presta homenagem a três personalidades que contribuíram para história e cultura da ilha

Inicio | Cultura
Sal: Autarquia presta homenagem a três personalidades que contribuíram para história e cultura da ilha
12/09/25 - 04:58 pm

Espargos, 12 Set (Inforpress) - A autarquia salense prestou hoje uma homenagem a Alcides Brito, Antero Simas e Mário Lopes, três personalidades que deram um “contributo inestimável” para a história e a cultura da ilha, emoldurada pelas celebrações do dia do município.

O acto solene, realizado nos Paços do Concelho e que antecede o início da 33.ª edição do festival de Santa Maria, enquadra-se no rol de actividades que a Câmara Municipal do Sal tem vindo a realizar em comemoração ao dia do município, assinalado a 15 de Setembro.

O evento contou com a presença do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, que manifestou a sua satisfação pela escolha dos três homenageados naturais da ilha, salientando o seu contributo para a identidade e história do Sal.

O edil salense, Júlio Lopes, reforçou o compromisso da autarquia em reconhecer e valorizar personalidades que se destacam em diferentes áreas.

Para o autarca, é “fundamental” que a ilha reconheça figuras que se destacaram nas diferentes áreas e que “têm dado um contributo para a promoção da cultura".

Dois dos homenageados, Alcides Brito e Antero Simas, são compositores de renome, cujas canções são consideradas hinos da ilha do Sal e de Cabo Verde.

O terceiro, Mário Lopes, foi vereador da câmara municipal e teve um papel crucial na organização do festival de Santa Maria.

Em representação dos homenageados, Alcides Brito expressou o seu "sentimento de grande regozijo" e sublinhou o reconhecimento por parte do povo da ilha.

Dedicou a homenagem aos seus colegas e sublinhou a importância de o festival celebrar as figuras locais.

"A câmara teve essa atenção e por isso agradeço o reconhecimento”, sublinhou.

A 33.ª edição do Festival Internacional de Santa Maria, para além de ser uma celebração da música e da cultura, é também uma oportunidade de “honrar o legado de figuras” que, com o seu trabalho e paixão, moldaram a história e a identidade da ilha do Sal.

NA/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar