Tarrafal, 14 Jul (Inforpress) – O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) realizou hoje em Chão Bom, no concelho do Tarrafal, uma campanha de sensibilização para apelar à protecção das crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual.
A informação foi revelada pelo delegado do ICCA, José Maria Varela, segundo o qual trata-se do pontapé de saída de várias actividades no âmbito do lançamento da Campanha “PROTEJA – Crianças e Adolescentes Livres da Violência Sexual”, neste município de Santiago.
O lançamento da campanha está agendado para esta segunda-feira, 15, no Tarrafal.
“A delegação do ICCA organizou um leque de actividades que se iniciaram hoje e o pontapé de saída foi com uma campanha de sensibilização porta-a-porta, na localidade de Chão Bom”, precisou a mesma fonte.
A mensagem, segundo o delegado, foi essencialmente a de prevenção e de protecção das crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual e considerou que tiveram “sucesso” neste primeiro dia, pois foram bem aceites em todas as portas que bateram ou todas as abordagens que fizeram.
“Estamos a trabalhar para que não haja casos para denúncia, e sim que a sociedade toda trabalhe em sintonia para a protecção e prevenção do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes”, disse este responsável.
O delegado avançou ainda que a localidade de Chão Bom é a que aparece na Região Santiago Norte como sendo a mais preocupante em relação a números de casos, mas, ressaltou que estes números de casos por outro lado mostram que esta comunidade está mais sensibilizada a fazer denúncias, diferente de outras zonas ou municípios em que muitas vezes são cometidos tais crimes, mas as pessoas não denunciam.
Daí, esta campanha é para trabalhar para que não haja casos para denúncias.
A programação vai continuar esta segunda-feira, 15, com campanhas de sensibilização no terminal rodoviário do município do Tarrafal e do mercado municipal e na parte da tarde, vai ser feito o lançamento da Campanha “PROTEJA – Crianças e Adolescentes Livres da Violência Sexual”.
O acto vai decorrer no Auditório da Escola Secundária de Chão Bom e vai ser presidido pela secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar