Santa Maria, 21 Mar (Inforpress) - O gerente Geral da Huawei para a África Ocidental disse hoje que a Huawei está “profundamente comprometida” em ajudar Cabo Verde a se tornar uma economia mais verde, com soluções inovadoras que combinam as tecnologias da informação e comunicação.
Lionel Liu reafirmou esse compromisso durante a abertura do “Cabo Verde Green Economy Summit 2025", que este ano aconteceu na ilha do Sal, reunindo líderes, especialistas e inovadores para debater o futuro sustentável do país e as melhores práticas para impulsionar a transição energética.
Leonel Liu no seu discurso frisou que em 2018, o Governo de Cabo Verde deu um passo histórico ao publicar a sua proposta de desenvolvimento sustentável, que tem como foco alcançar a independência de energia a longo prazo, e a Huawei está “profundamente comprometida” em contribuir com esta visão.
“Como líder global nas tecnologias da informação e comunicação (TIC) e nas soluções digitais, reconhecemos que a tecnologia pode realmente ajudar o Governo a transformar-se em uma economia mais verde”, sublinhou.
A mesma fonte acrescentou que a Huawei pode ajudar os hotéis e guiar Cabo Verde para que abrace a sustentabilidade e consiga reduzir o custo de energia e contribuir assim para os objectivos verdes da nação.
Leonel Liu frisou que o sector hoteleiro contém aproximadamente 20% do consumo total de energia do país, e dado o alto custo de energia em Cabo Verde, obriga os hotéis a gastar um montante financeiro significativo nessa área que pode afectar e impactar sua capacidade de investir em áreas para melhorar a experiência dos visitantes.
É neste sentido que sublinhou que a Huawei, integrando recursos energéticos renováveis, como o solar e o vento, e com soluções digitais pode ajudar os hotéis a reduzir “significativamente” a sua dependência nos campos fósseis.
“As soluções de energia do sistema de gestão de energia da Huawei agora são projectadas para integrar-se semelhantemente nas operações de hotéis, o que também permite um gasto significativamente mais barato e reduzir a dependência do carbono”, disse.
Leonel Liu concluiu, afirmando que, abraçando essas soluções de energia digital, os hotéis e Cabo Verde no geral, não só poderão reduzir os custos, mas também “contribuirão para o objectivo nacional e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis”.
O evento “Cabo Verde Green Economy Summit 2025” afigura-se como uma oportunidade para parcerias estratégicas, troca de conhecimento e inovação no sector de energia sustentável.
Durante o evento, a Huawei apresentou suas soluções digitais voltadas para a hotelaria, demonstrando como tecnologias inteligentes podem reduzir custos, aumentar a eficiência energética e impulsionar um turismo mais sustentável.
NA/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar