Cidade da Praia, 19 Jul (Inforpress) – O Governo apresentou hoje, na cidade da Praia, os resultados do documento estratégico que visa a adaptação do país às mudanças climáticas.
Em declarações aos jornalistas, o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, avançou que o documento estratégico de desenvolvimento a longo prazo com baixas emissões de gases com efeito de estufa para Cabo Verde (LT-LEDS CV 2050) foi elaborado no âmbito dos compromissos do Acordo de Paris de 2016.
Que segundo Gilberto Silva traduz-se numa estrutura “basicamente consensualizada” entre os países, define a visão dos princípios, apresenta o estado actual em termos de emissão dos gases de efeito de estufa e define uma projecção para o futuro até 2050.
A mesma fonte avançou que o encontro, além de apresentar o documento, serviu para a recolha de contribuições dos técnicos para a sua melhoria.
“O Governo vai ter de apreciar e aprovar, para efeito de apresentação ao Secretariado da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, e de seguida vai ter de ser publicado aqui em Cabo Verde numa abordagem muito mais ampla em termos de compromisso”, disse o governante.
No entanto, requer medidas que, de acordo com Gilberto Silva, leva à redução da emissão dos gases com efeito de estufa.
A seu ver há medidas claras de adaptação, de adopção de tecnologias, que tem a ver também com a mobilidade eléctrica.
Cabo Verde chegou a apresentar a sua primeira Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) actualizada, submetida à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas UNFCCC em Abril de 2021, estabelecendo as suas contribuições de mitigação e adaptação até 2030.
OS/HF
Inforpress/Fim
Partilhar