Governo lança programa para assegurar acesso sustentável à água e agricultura resiliente

Inicio | Ambiente
Governo lança programa para assegurar acesso sustentável à água e agricultura resiliente
25/11/25 - 03:10 pm

Cidade da Praia, 25 Nov (Inforpress) –  O Ministério da Agricultura e Ambiente lançou hoje o novo programa de acesso à água sustentável e inclusivo para a agricultura resiliente, visando reforçar a disponibilidade, eficiência e gestão sustentável da água para fins agrícolas.

A iniciativa foi lançada durante um workshop realizado na cidade da Praia pelo Governo em parceria com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e trata-se, segundo o ministro Gilberto Silva, de um programa de mobilização e, sobretudo, de melhoria de acesso à água para a agricultura.

“Nós estamos hoje num ateliê de consulta para a formulação de um programa que vai reforçar, com certeza, a agricultura em Cabo Verde”, explicou o governante, avançando que o programa inclui tudo o que tem a ver com a irrigação, com o empreendedorismo no sector agrário e a valorização dos produtos agrícolas.

O governante ressaltou ainda que o projecto encerra a melhoria da nutrição em Cabo Verde, do rendimento e a redução da pobreza.

“Estamos a falar de um programa que vai rondar os 20 milhões de dólares. Já mobilizamos 10 milhões e 500 mil através do FIDA e estamos a ultimar a concepção do programa para a mobilização de mais recursos e arrancar o programa”, avançou, perspectivando que até finais de 2026 possa ser implementado.

A sessão reuniu representantes das autoridades nacionais, parceiros técnicos e financeiros, organizações da sociedade civil, associações de agricultores, criadores e demais partes interessadas, para recolher contributos essenciais à definição das futuras intervenções.

Por isso, o Ministério da Agricultura e Ambiente apelou a maior contribuição para assegurar que o novo programa responda às necessidades reais do sector, promova uma gestão mais sustentável dos recursos hídricos e contribua para o fortalecimento da resiliência das comunidades rurais.

Por seu lado, a directora do FIDA para Cabo Verde, Ann Turinayo, realçou que o programa responde aos desafios actuais de Cabo Verde e deve reflectir as prioridades nacionais e as expectativas locais.

“O projecto está totalmente alinhado com o nosso Programa de Operações Estratégicas do País (COSOP) que é a estratégia conjunta do Governo e do FIDA, que visa reforçar a resiliência dos sistemas alimentares, promover a inclusão económica e melhorar a sustentabilidade ambiental”, disse.

Apelou, deste modo, à participação activa das entidades presentes para enriquecer o desenho do programa e garantir que se torne uma ferramenta eficaz de desenvolvimento.

ET/HF

Inforpress/Fim

Partilhar