Governo está a acompanhar e está atento ao turismo de cruzeiros em Santo Antão – ministro

Inicio | Economia
Governo está a acompanhar e está atento ao turismo de cruzeiros em Santo Antão – ministro
31/03/25 - 09:41 pm

Porto Novo, 31 Mar (Inforpress) – O ministro do Turismo e Transporte, José Luís Sá Nogueira, disse hoje, no Porto Novo, que o Governo está a acompanhar o desenvolvimento do turismo de cruzeiros em Santo Antão e está atento a este fenómeno.

Trata-se, segundo José Luís Sá Nogueira, de "um desafio" que o Governo está a avaliar para ver, no quadro da ampliação do porto do Porto Novo, "o que se pode fazer" para que Santo Antão possa, efectivamente, entrar no circuito do turismo de cruzeiros.

“Santo Antão, através do porto do Porto Novo, tem a melhor gare marítima do país e isso significa dizer que os primeiros passos estão sendo dados. Vamos chegar ao momento em que nós temos de pensar seriamente nesta perspectiva”, declarou à imprensa o ministro do Turismo e Transportes, à saída de um encontro com a edil porto-novense.

Porém, é necessário “mais do que isso” para potenciar o turismo de cruzeiros em Santo Antão, no entender deste governante, que defendeu a necessidade de se criar as condições “para que a população possa tirar o maior proveito possível da presença” dos navios de cruzeiros em Santo Antão.

“Para isso é necessário trabalhar a oferta em termos de restaurante, culturais e de negócios “para que os turistas possam gastar dinheiro”, sublinhou o ministro, que iniciou, nesta segunda-feira, uma visita de dois dias a Santo Antão.

Mesmo com dimensões reduzidas, Porto Novo tem sido um dos portos nacionais que mais escalas de navios de cruzeiros recebem ao longo da temporada de cruzeiros, que decorre entre os meses de Outubro e Maio.

Na temporada 2023 – 2024, Porto Novo recebeu 22 escalas e 1.680 passageiros, tendo sido o quarto porto mais visitado durante a temporada de cruzeiros.

Este porto possui três cais com 45, 115 e 135 metros respectivamente, devendo ser alargado, no quadro do projecto da segunda fase de extensão, em mais 150 metros para poder receber navios de maior porte até 200 metros de comprimento.

JM/HF

Inforpress/Fim 

Partilhar